Título: Indústria do RS espera PIB modesto em 2011
Autor: Villaverde, João
Fonte: Valor Econômico, 09/12/2010, Brasil, p. A4

Mais conservadora do que o governo federal, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) projeta uma alta de 3,8% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2011. A previsão, apresentada ontem, já considera as recentes medidas de restrição ao crédito baixadas pelo Banco Central, que levaram o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a estimar nesta semana uma redução na taxa de crescimento da economia de 5,5% para 5% no ano que vem.

A expansão de 3,8% faz parte do cenário "moderado", visto como o mais provável pela entidade. Ele leva em conta ainda a redução dos gastos do governo federal, o impacto da inflação sobre o poder de compra, o aumento dos juros e a base de comparação mais elevada de 2009, quando o PIB deve avançar 7,6%, conforme a Fiergs. A projeção pessimista cai a 2,8%, enquanto a otimista vai a 4,5%, dependendo do desempenho da economia mundial e de seus reflexos sobre o Brasil.

Segundo o coordenador da Unidade de Estudos Econômicos da federação, Igor Morais, o ministro da Fazenda "cumpre a função" ao ser otimista e a Fiergs não procura se contrapor ao governo com a projeção inferior. De acordo com ele, a previsão inclui uma desaceleração mais acentuada na indústria (de 11,4% em 2010 para 3,1% em 2011, no cenário moderado), mas representa um "bom" desempenho da economia, acima da média de 2,5% a 2,6% ao ano desde o Plano Real. Para o Rio Grande do Sul, a entidade prevê expansão de 2,2% do PIB em 2011, ante 8,9% neste ano.

Para o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, o aumento das importações será um dos principais desafios da indústria brasileira em 2011. "Precisamos reduzir custos e investir mais para oferecer produtos mais baratos e de melhor qualidade", disse. Ele classificou como "muito consistente" a equipe econômica anunciada pela presidente eleita, Dilma Rousseff, e apontou as reformas tributária e política como as tarefas mais importantes do futuro governo.