Título: Jovem, mas interessado
Autor: Braga, Gustavo Henrique; Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 23/07/2010, Economia, p. 9

O mercado de trabalho pujante no Brasil começa a receber um exército de jovens e adolescentes que nunca pegaram no batente. Curiosamente, em tempos de economia aquecida, a falta de experiência não chega a ser um obstáculo.

Além do reconhecido aspecto social, para muitas empresas, oferecer o primeiro emprego a alguém não é uma opção, mas uma saída.

Com a demanda crescente por mão de obra e a endêmica falta de qualificação no país, a solução encontrada é o treinamento. É o caso da Camargo Corrêa, que está buscando engenheiros e administradores na porta da universidade para preencher postos de infraestrutura. Na próxima semana, a companhia abrirá inscrições para seu programa de trainees. A construtora vai em busca de 30 recém-formados.

A situação da Camargo Corrêa não é um problema exclusivo da construção civil. Escassez de força de trabalho e baixo nível de qualificação são barreiras para quase todo o setor produtivo. Na opinião da supervisora da rede de brinquedos CiaToy, Elaine Mota, juventude e pouca experiência, em alguns ramos, podem ser convertidos em alta produtividade. Aqui, damos muitas oportunidades para quem está começando, explicou a funcionária. A vantagem em contratar essa mão de obra é que ela chega sem vícios das rotinas de trabalho. Os jovens são empenhados e dão mais valor ao trabalho. Grande concorrência Responsável por realizar os processos seletivos das sete lojas da rede, Elaine explica que o comércio, no geral, oferece muitas vagas, mas a concorrência é grande. A vendedora Renata Maria da Silva, 21 anos, é uma das recém-contratadas pela CiaToy. No mês passado, ela inaugurou o primeiro registro formal de emprego na Carteira de Trabalho. Agora, já pode sonhar com uma vida melhor. Eu só fiz até a 8ª série. O que eu mais quero é voltar a estudar, disse. Rosilene Vieira, 35 anos, é companheira de vendas de Renata. Há três meses na loja, passou seis em busca de trabalho. Quando a gente está empregada, pode fazer muito. Vou realizar várias conquistas a partir de agora, comentou ela, sem revelar os planos. (VM)