Título: Impasse sobre Kyoto trava negociações climáticas
Autor: Chiaretti, Daniela
Fonte: Valor Econômico, 08/12/2010, Especial, p. A16
De Cancún
As negociações na CoP-16 estão diante de um impasse desde a semana passada, quando o Japão disse que não quer um segundo período de compromissos para o Protocolo de Kyoto, que deveria iniciar em 2013. Rússia e Canadá não foram tão explícitos, mas ficou claro que concordam com os japoneses. Desde a segunda, negociadores do Brasil e do Reino Unido tentam desfazer o imbróglio a pedido do país anfitrião, o México.
"A coisa começou mal", comentava um delegado brasileiro ao saber que, na primeira reunião, os japoneses não estavam dispostos a ceder e os russos sequer compareceram ao encontro. "Tudo está mal parado", dizia um diplomata brasileiro pelos corredores do Moon Palace, o hotel em Cancún onde ocorrem as negociações.
A continuidade de Kyoto é ponto fundamental para que os países em desenvolvimento continuem negociando o acordo climático. Ele estabelece metas para os países industrializados, e os responsabiliza pelo problema. Também estabelece mecanismos de desenvolvimento limpo que são importantes para o mundo não industrializado. Mas, para o Japão, que possui uma economia de alta eficiência energética, este é um fardo que pode comprometer sua economia, especialmente num contexto em que os Estados Unidos estão fora. (DC)