Título: Márcio Holland deve substituir Nelson Barbosa
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 14/12/2010, Política, p. A9

De Brasília Márcio Holland, professor da Escola de Economia da FGV de São Paulo, foi convidado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para assumir a Secretaria de Política Econômica, hoje ocupada por Nelson Barbosa, que deverá substituir Nelson Machado na Secretaria-Executiva do Ministério. Machado vai deixar o governo.

Essas são as principais mudanças em curso no cerne da equipe de Mantega. Barbosa, mesmo como vice-ministro, continuará sendo um dos principais formuladores de política econômica do governo da presidente eleita, Dilma Rousseff, com quem tem uma relação próxima e de confiança. A secretaria-executiva é responsável por todas as questões administrativas do ministério, mas essa tarefa pode ser delegada para um dos secretários-adjuntos.

Holland é doutor em economia pela Unicamp com pós-doutorado na Universidade de Berkeley. Especialista em macroeconomia aberta e finanças internacionais, tem vários textos publicados sobre da taxa de câmbio, estratégias monetária e cambial e determinação da taxa de juros. O economista da FGV, portanto, entra para reforçar a área de formulação.

Em outubro deste ano, num texto intitulado "FMI e Banco Mundial não conseguirão conter guerra cambial", ele defendeu que o Brasil deve fazer todo esforço possível para evitar uma apreciação da taxa de câmbio. "Para correções nominais no curto prazo, valem controles de capitais, quantitativos e qualitativos; se for o caso, valem até anúncios de pisos móveis e crescentes para a taxa nominal de câmbio", sugere.

Para as correções da taxa de câmbio real de longo prazo, prossegue Márcio Holland, " é necessário o anúncio de um importante e profundo ajuste fiscal com claras metas de superávit nominais, associadas a metas de expansão nas taxas de investimento público em detrimento das despesas correntes".

O atual chefe de gabinete do ministro da Fazenda, Luiz Eduardo Melin, deverá ser substituído pelo assessor especial do ministro Marcelo Estrela Fiche ou por Sérgio Bath.

No dia 16, Mantega comandará uma reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional para aprovar a desoneração do imposto de renda para aplicações de longo prazo em títulos privados.