Título: Meirelles vai escrever livro e voltar à iniciativa privada
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 14/12/2010, Política, p. A9

De Brasília O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, confirmou que não assumirá cargo no governo da presidente eleita, Dilma Rousseff. Durante solenidade de lançamento da segunda família de cédulas do real, ontem em Brasília, Meirelles afirmou que deixa a administração pública federal com o sentimento de dever cumprido e que cumprirá uma quarentena (quatro meses) antes de assumir um novo posto, possivelmente no setor privado.

"Esse lançamento [das novas cédulas], pelo seu significado e simbolismo, é um momento oportuno para que eu possa considerar encerrada minha missão na administração pública federal. Estou encerrando a minha missão no Banco Central do Brasil e acredito que é o momento também de encerrar na administração pública federal", disse Meirelles. "Saio do governo com o sentimento de dever cumprido".

Meirelles foi cotado para assumir um ministério no governo Dilma, mas faltou apoio do seu partido - o PMDB. O presidente do BC gostaria de comandar uma Pasta da área de infraestrutura. A equipe de transição chegou a cogitá-lo para o ministério de Portos e Aeroportos, a ser criado. Ontem, um auxiliar de Dilma disse ao Valor que Meirelles "preferiu sair". "O momento de sair de uma determinada função, seja pública ou privada, é quando tudo vai bem e não quando existem problemas", afirmou Meirelles.

Meirelles, que permanece no cargo até o fim do ano, disse que usará a quarentena para escrever um livro sobre os oito anos que passou à frente da autoridade monetária. Em janeiro, ele também reassumirá a presidência da Associação Viva o Centro, em São Paulo, organização não governamental criada por ele.

Após esse intervalo, poderá assumir um fundo de investimentos voltado para a área de infraestrutura. Seu Plano B, fora do governo, é tornar-se uma referência para investidores brasileiros e estrangeiros. Ele confidenciou a amigos que gostaria de exercer no Brasil o papel desempenhado por Warren Buffett, o megainvestidor americano: "Certamente, pretendo continuar tão ativo e tão estressado quanto agora."

Também durante o discurso, Meirelles ressaltou a importância da atualização tecnológica das notas do real, feita pela primeira vez sem a troca de padrão monetária ou cortes de zeros. Segundo ele, a moeda brasileira se consolidou como moeda forte e vem seguindo uma tendência de internacionalização, sendo usado cada vez mais, inclusive como reserva de valor. "Eu considero esse lançamento como uma síntese dos resultados da minha jornada na área pública".