Título: Programas oficiais "salvam" montadoras
Autor: Zanatta, Mauro
Fonte: Valor Econômico, 16/12/2010, Agronegocios, p. B14
Dois planos do governo federal colocados em prática em 2008 e 2009 farão com que a indústria de máquinas agrícolas alcance em 2010 o melhor resultado dos últimos 34 anos. Lançado em 2008 para financiar a aquisição de equipamentos para a agricultura familiar, o Mais Alimentos gerou uma demanda de 30 mil tratores que simplesmente não existia. Além disso, o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) permitiu a renovação da frota, especialmente para atender de médios a grandes produtores, com taxas de juros inferiores às do Moderfrota.
Com isso, as vendas de 2010 devem chegar a 69 mil unidades de tratores e colheitadeiras, desempenho 25% superior ao do ano passado, quando foram vendidas 55,3 mil unidades.
"Chegamos a um patamar muito bom, mas ainda não retornamos aos níveis do início da década. Os programas impediram demissões nas indústrias e criaram uma nova demanda, mas é importante que o PSI seja mantido ou criado algo semelhante", afirma Milton Rego, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), ao lembrar que a vigência do PSI expira em março de 2011.