Título: Só na semana que vem
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 26/07/2010, Política, p. 3

TSE suspende veiculação do direito de resposta do PT em portal tucano. Plenário decidirá o caso em 3 de agosto

O direito de resposta do PT que seria divulgado no portal Mobiliza PSDB está suspenso e somente após o fim do recesso do judiciário, na semana que vem, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) volta a analisar se o partido rebaterá oficialmente as acusações feitas pelo deputado Índio da Costa (DEM-RJ), vice do presidenciável José Serra (PSDB). O ministro do TSE Henrique Neves acatou a liminar dos advogados da campanha tucana para suspender a divulgação da resposta do PT no site do PSDB, mas manteve a decisão de barrar a exibição do vídeo em que Índio liga o partido da concorrente Dilma Rousseff (PT) às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O plenário do TSE deve analisar o pedido de resposta na sessão de 2 de agosto.

O advogado da campanha de Dilma, Márcio Silva, afirma que tecnicamente a decisão do ministro em suspender o direito de resposta foi acertada, pois exibir o vídeo-resposta do PT durante o recesso poderia esvaziar o pedido. Acatamos a decisão do relator. Claro que para nós seria mais interessante exercer o direito de resposta, divulgar a resposta nesses 10 dias antes do fim do recesso. Mas a Justiça não mudou de ideia, apenas acatou o efeito suspensivo. Isso não autoriza o PSDB a reexibir o vídeo, observou Silva.

Em seu despacho, o ministro alega que o adiamento da exibição do vídeo do PT no site do PSDB limita-se exclusivamente ao direito de resposta. Esclareço, por oportuno, que o efeito suspensivo ora atribuído é limitado, exclusivamente, à veiculação da resposta, não caracterizando nenhuma forma de autorização para nova veiculação da entrevista tida como ofensiva, decidiu Neves.

Na campanha tucana, aliados de Serra apostam no debate no plenário do TSE para tentar evitar a divulgação do vídeo do PT. Quem pode adivinhar cabeça de juiz, a gente não sabe qual vai ser a decisão, é uma questão jurídica, afirma o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA). O coordenador da campanha tucana defende Índio da Costa e afirma não encontrar problema no discurso do vice de Serra contra o PT. Não vejo problema. O que o Índio disse foram duas coisas: primeiro que o PT tem ligação com as Farc, o que é indiscutível, não há dúvida nenhuma disso. Segundo, que as Farc têm ligação com o narcotráfico. As duas coisas foram colocadas de uma maneira clara e não há problema nisso. O PT tem ligação com as Farc e as Farc com o narcotráfico, mas o PT não tem ligação com o narcotráfico. Ele (Índio) já colocou no Twitter dele as explicações. Acredito que não haverá punição, afirma Jutahy.

Nesse início de campanha, os departamentos jurídicos dos partidos estão sendo mais acionados que os responsáveis pela estratégia política. No sábado, Serra recebeu mais uma multa de R$ 5 mil por propaganda antecipada. O ministro Joelson Dias considerou que o candidato tucano utilizou evento com religiosos realizado em 1º de maio em Santa Catarina para se promover. Na denúncia do Ministério Público Eleitoral, a multa pedida pelo procurador é de R$ 25 mil, mas o ministro decidiu reduzir o valor da punição.