Título: Proposta para solução de crise
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 26/07/2010, Mundo, p. 15

O Irã entregará hoje à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a sua resposta às questões relacionadas à proposta de solução para a crise nuclear, afirmou o chefe da diplomacia turca Ahmet Davutoglu. O anúncio foi feito durante um encontro entre os ministros das Relações Exteriores iraniano, Manuchehr Mottaki, brasileiro, Celso Amorim, e turco em Istambul. A reunião foi a primeira desde a votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em 9 de junho, que impôs mais sanções contra o Irã, por sua rejeição em suspender as atividades nucleares.

A carta deve conter respostas às questões do Grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia, França) em relação à proposta feita pelo Irã em 17 de maio às grandes potências, como parte de um acordo com Brasil e Turquia de trocar em território turco 1,2 mil quilos de seu urânio levemente enriquecido (3,5%) por 120kg de combustível enriquecido a 20%. Ela deve também conter um pedido de abertura de negociações técnicas, disse Davutoglu. O que importa é responder à carta do Grupo de Viena com um espírito positivo e pedir (...) a abertura de negociações técnicas, afirmou.

Insistência brasileira Antes do encontro, Celso Amorim insistiu que governo iraniano negociasse com os ocidentais. O que temos dito a ambas as partes desde o princípio é que esta reunião (com o grupo 5+1, formado por Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) deve ser realizada o quanto antes possível, e que as ambas partes devem abordar todas as questões da forma mais transparente e aberta, disse o embaixador brasileiro.

O Grupo de Viena respondeu à proposta iraniana em 9 de junho algumas horas antes da votação pelo Conselho de Segurança da ONU de novas sanções contra o Irã, exigindo esclarecimentos de diversos pontos. Após a recusa do plano apresentado por Irã, Brasil e Turquia, as autoridades iranianas congelaram em 28 de junho por dois meses as negociações com as potências envolvidas na questão nuclear iraniana.

REAÇÃO COM FIRMEZA O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, afirmou que seu país reagirá com firmeza a novas sanções impostas pela União Europeia contra seu país, o que deve ocorrer hoje. Os europeus querem impor novas sanções além das adotadas pelas Nações Unidas (em 9 de junho). Queria dizer que não recebemos favoravelmente uma tensão ou nova resolução, queremos relações lógicas e amistosas, declarou Ahmadinejad, de acordo com a televisão iraniana em inglês Press-TV. Devo dizer que qualquer um que adotar medidas contra a nação iraniana, como a inspeção de navios iranianos (em alto-mar) tem que saber que o Irã reagirá com firmeza a tais atos, acrescentou.