Título: Empresa tem espaço para se endividar
Autor: Travaglini, Fernando
Fonte: Valor Econômico, 27/12/2010, Finanças, p. C7
Há muito espaço para as empresas ampliarem o endividamento. Essa é a conclusão do Banco Central (BC) baseado em estudo publicado no último Relatório de Inflação, divulgado na semana passada. Segundo o BC, o grau de alavancagem financeira das companhias brasileiras com capital aberto é inferior a 49%, sendo que apenas metade disso vem de empréstimos bancários. Isso significa que mais da metade dos recursos investidos ainda é garantido pelos sócios.
Essa relação, que ficou praticamente estável nos últimos cinco anos, indica que há espaço para a tomada de recursos, dada a oportunidade que a expansão da economia brasileira oferece às companhias, diz texto da autoridade monetária. "O desafio consiste em assegurar a oferta de financiamentos compatíveis, em custo e prazo."
Como forma de fomentar o crédito mais longo, o governo lançou neste mês um pacote com medidas para tentar ampliar essa parcela do financiamento bancário. Do total de recursos de terceiros, cerca de 40% tem prazo inferior a um ano, de acordo com o levantamento do BC. Com relação à origem do capital, apenas metade vem de empréstimos bancários. O restante é de dívidas não financeiras, como créditos de fornecedores e créditos operacionais diversos a pagar. (FT)