Título: Posse de ministros começa no sábado
Autor: Costa, Raymundo; Klein, Cristian
Fonte: Valor Econômico, 30/12/2010, Política, p. A4

A posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, na tarde de sábado, 1º de janeiro, fará com que Brasília tenha um domingo completamente atípico. O dia da semana no qual as principais rodovias da capital costumam estar fechadas para o lazer estará repleto de reuniões bilaterais da nova presidente com chefes de Estado e governo internacionais, além da posse efetiva do núcleo central de ministros próximos a Dilma - Casa Civil, Secretaria-Geral, Comunicação Social e Justiça - com transmissão de cargo no Palácio do Planalto.

O mais apressado é o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. O presidente do PR reassume o cargo que ocupou duas vezes às 20 horas de sábado, duas horas após Dilma fazer o discurso no Palácio da Alvorada. No mesmo instante, Dilma recebe os representantes de delegações estrangeiras.

No dia seguinte, às 9 horas, enquanto a presidente tem o primeiro contato com as delegações internacionais, em audiências de no máximo 30 minutos inicia-se a maratona de transmissões de cargos. A primeira das seis previstas para o dia é da Helena Chagas, que assumirá às 10 horas o Ministério da Comunicação Social ocupado atualmente por Franklin Martins.

Uma hora depois, José Eduardo Cardozo passa a ser oficialmente Ministro da Justiça e o atual ministro, Luiz Paulo Barreto, retorna para o cargo de secretário-executivo. Às 11h30, assume o principal nome da equipe ministerial: Antonio Palocci, na Casa Civil.

Às 14 horas Antônio Patriota é empossado ministro das Relações Exteriores. Às 15h30, Tereza Campello, técnica escolhida pessoalmente por Dilma para ser ministra do Desenvolvimento Social receberá o cargo. Gilberto Carvalho, por sua vez, deixa de ser chefe de gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva e passa a ser secretário-geral da Presidência às 17h30.

Na segunda, dia 3, as cerimônias prosseguem com os demais ministros: Maria do Rosário nos Direitos Humanos às 9h; Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) às 10h, mesmo horário de Miriam Belchior no Planejamento e Edison Lobão em Minas e Energia; Iriny Lopes (Secretaria das Mulheres) às 10h30; Afonso Florence (MDA) às 11h, no mesmo instante de Fernando Pimentel (MDIC) e Ideli Salvatti (Pesca). A manhã se encerra com a posse de Luiz Sérgio na Secretaria de Relações Institucionais.

À tarde, assumem: Luíza Bairros (Igualdade Racial); Paulo Bernardo (Comunicações); Alexandre Tombini (Banco Central); Mário Negromonte (Cidades); Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional); Garibaldi Alves (Previdência); Alexandre Padilha na Saúde; Pedro Novais (Turismo); José Elito Carvalho (GSI); José Leônidas Cristino (Portos); Ana de Holanda (Cultura). Até o fechamento desta edição, não estava confirmado o horário da posse de Moreira Franco na Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Cinco ministros de Dilma não terão cerimônias de transmissão de cargo porque já ocupavam o mesmo posto durante o governo Lula: Guido Mantega (Fazenda); Fernando Haddad (Educação); Nelson Jobim (Defesa); Luís Inácio Adams (AGU) e Jorge Hage (CGU).