Título: PP anuncia apoio a Maia para presidência da Câmara
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 13/01/2011, Política, p. A5

A bancada do PP na Câmara anunciou ontem apoio ao candidato do PT a presidente da Casa, Marco Maia (RS), na eleição para a Mesa que ocorrerá no dia 1º de fevereiro. Com 44 deputados, o partido é uma peça importante na eleição, pois é a quarta maior bancada, depois de PT (88), PMDB (79) e PSDB (53).

"Queremos que seja respeitada a proporcionalidade das bancadas e que todos os partidos sejam contemplados de acordo com o resultado das urnas", disse o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), ao anunciar o apoio da legenda, ao lado de Maia. Em troca, Da Fonte assegurou que o partido seja o quarto a escolher um cargo na Mesa, a ser ocupado por ele mesmo.

Com o movimento, Maia ganha força em sua tentativa de ser candidato único ao cargo. Principalmente porque PP, PR e PTB costumam agir juntos na Casa e os dois últimos partidos têm manifestado contrariedades quanto a candidatura petista e apresentado apoio a nomes de suas próprias bancadas, como Sandro Mabel (PR-GO) e Silvio Costa (PTB-PE).

Os movimentos, contudo, são reações a insatisfações desses partidos seja com o perfil sindical de Maia, no caso do PR, seja com a possibilidade de perda de posições na Mesa, no caso do PTB - o partido tem a nona bancada e há apenas sete vagas disponíveis na Mesa.

Um outro nome que vem sendo trabalhado é o do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Sua pré-candidatura é uma reação ao acordo assinado entre PT e PMDB segundo o qual os petistas presidem a Câmara no primeiro biênio desta legislatura e os pemedebistas durante o segundo biênio. Aldo tem tido apoio de dissidentes de todos os outros partidos, mas ainda não confirmou sua candidatura.