Título: Tombini adota estilo discreto em evento internacional
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 11/01/2011, Finanças, p. C3

De Basileia O grupo dos principais bancos centrais dos países desenvolvidos e emergentes abriu sua reunião ontem, em Basileia, com boas-vindas "calorosas" a Alexandre Tombini, novo presidente do BC brasileiro, e rasgados elogios a seu antecessor Henrique Meirelles. "Damos as boas-vindas a Tombini e faço meu tributo a Meirelles, companheiro maravilhoso, por sua contribuição remarcável a comunidade internacional durante oito anos", afirmou o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet.

Os estilos são diferentes, mas a recepção é forte aos dois, inclusive pelo peso crescente do país na cena financeira global. Meirelles, que estava ontem em Basileia, sempre se comunicou com facilidade com a imprensa. Tombini toma cautelosamente seu tempo para conhecer o novo terreno, agindo como um banqueiro central tradicional.

Ele já está bem entrosado no BIS, pelas participações em negociações no Conselho de Estabilidade Financeira e outros comitês. Sua primeira reunião como presidente do BC no banco dos bancos centrais foi no domingo, que juntou também os maiores bancos comerciais do mundo.

"Ele foi discreto", comentou Roberto Setubal, presidente do Itaú Unibanco, ao final do encontro que abordou a implementação do Acordo de Basileia III, que eleva exigências de capital próprio e liquidez dos bancos.

Meirelles até agora era membro do "board" do BIS, sendo o único latino-americano na posição, e deveria deixar o cargo. Ontem, ele foi substituído por José Gregorio, presidente do BC do Chile

O ex-presidente foi homenageado à noite pelos banqueiros centrais num jantar em Basileia, onde seria o principal orador, abordando desafios da economia internacional. (AM)