Título: Telefonia ainda tem problemas
Autor: Rocha , Janes
Fonte: Valor Econômico, 17/01/2011, Brasil, p. A4

A operadora de telefonia Oi vai disponibilizar 35 mil celulares de uso provisório e vai montar duas lan houses para atender os moradores das áreas atingidas pelas enchentes na região serrana do Rio de Janeiro. As medidas foram apresentadas na sexta-feira ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que cobrou das operadoras ações emergenciais para restabelecer os serviços de telefonia, prejudicados pelos estragos decorrentes das chuvas. A Oi teve parte de sua rede destruída pelos alagamentos e pelos desmoronamentos. Até a noite de sexta-feira, 30% dos assinantes de telefonia fixa na região continuavam sem o serviço.

O maior problema está em Nova Friburgo, onde quase a metade dos clientes de telefonia fixa permanecia sem linha. Segundo a operadora, na área central da cidade e nos serviços de emergência o atendimento foi normalizado. Nas outras áreas, a dificuldade de acesso das equipes técnicas é o maior empecilho ao restabelecimento da rede.

Segundo a Oi, a situação estava praticamente normalizada nos centros urbanos de Petrópolis, Teresópolis e Itaipava. Nesses locais, ainda pode haver problemas pontuais. A operadora informou que também tem dificuldades para chegar a localidades mais remotas, como Alberto Torres, Pessegueiro e Bonsucesso.

Em comunicado, a Oi informou que o sistema de telefonia móvel foi restabelecido em toda a região serrana na quinta-feira. Ela não revelou a dimensão do prejuízo que teve em sua infraestrutura.

Com a falta de eletricidade na região, o funcionamento das estações radiobase (ERBs) que formam a rede de telefonia móvel ficou prejudicado e chegou a ser interrompido em algumas áreas. As operadoras tiveram de levar de helicóptero algumas baterias para abastecer essas antenas. Além disso, o rompimento das redes de fibra óptica que conectam as antenas contribuiu para cortar a transmissão do sinal de celular.

Também por meio de nota, a operadora de telefonia móvel TIM informou que vai instalar uma antena transportável em Nova Friburgo. A companhia disse que está dando prioridade à recuperação de antenas que ainda têm fornecimento de energia. Segundo a TIM, a cobertura foi normalizada em Petrópolis. Em Teresópolis e Nova Friburgo, o serviço funciona de maneira parcial.

A Claro também enfrenta desafios para ligar novamente sua rede nesses municípios devido à dificuldade dos técnicos para chegar à região. Na noite de sexta-feira, a cobertura estava disponível para 75% da área urbana de Teresópolis e 40% da área urbana de Nova Friburgo. A operadora não divulgou como estava a situação nas demais localidades desses e de outros municípios.

Procurada, a Vivo não havia se pronunciado até o fechamento desta edição.