Título: Serviços de luz e água começam a voltar à região
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/01/2011, Brasil, p. A4

Do Rio

As concessionárias de serviços públicos da região serrana do Rio informaram ontem que sua atuação foi restabelecida. Já está praticamente normalizado o fornecimento de energia para os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto, na região serrana fluminense. De acordo com balanço divulgado pela Ampla, a energia já voltou para 8.357 dos 8.994 clientes de São José do Vale do Rio Preto que ficaram sem luz com o temporal do dia 12. No município, ainda estão sem energia 637 consumidores dos bairros de Poço Fundo e Floresta, onde as equipes da concessionária tiveram dificuldades de acesso.

Em Petrópolis, a Ampla informou já ter normalizado o serviço para 97% dos clientes. Já em Teresópolis, permanecem sem energia os bairros de Andradas, Cruzeiro, Matosinho, Soledad, Campinas, Iconha, Água Quente, Brejal e Campo Limpo. Segundo a Ampla, o fornecimento ainda não foi restabelecido nesses locais devido à dificuldade de acesso das equipes. No bairro Caleme, um dos mais afetados pela catástrofe em Teresópolis, o fornecimento foi normalizado. A concessionária informou ter enviado mais 70 equipes para reforçar o trabalho das turmas que atuam desde a semana passada, de forma ininterrupta.

Em Nova Friburgo, onde a energia é fornecida pela concessionária Energisa, ainda há cerca de 8 mil clientes sem luz, a maioria residente em locais de difícil acesso. De acordo com a Energisa, o percentual de clientes com o fornecimento normalizado supera os 93%.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) informou que foi normalizado o fornecimento de água para a população de Teresópolis. Segundo a companhia, a normalização dos serviços ocorreu por volta do meio-dia de ontem e a empresa já está fornecendo 450 litros de água por segundo, enquanto o consumo médio na cidade é de cerca de 400 litros por segundo. Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, a expectativa era conseguir fazer o reabastecimento em até três semanas e os trabalhos levaram quatro dias. Ele disse que é normal que o abastecimento possa ser irregular em alguns locais em função da substituição de ramais de distribuição de água.

Em Sumidouro, a empresa também voltou a fornecer água para toda a população. Segundo a companhia, também foram concluídas as obras emergenciais em Areal, onde a Cedae, mesmo não sendo a empresa responsável pelo abastecimento de água, realizou intervenções técnicas, por orientação do governo do Estado. (Agências noticiosas)