Título: Arrecadação fica a desejar
Autor: Pariz, Tiago; Iunes, Ivan
Fonte: Correio Braziliense, 31/07/2010, Política, p. 7

Recursos provenientes de doações estão aquém da expectativa dos três principais candidatos ao Palácio do Planalto no primeiro mês de campanha oficial

As três principais campanhas presidenciais conseguiram arrecadar, no primeiro mês oficial da corrida pelo Palácio do Planalto, pouco mais de R$ 32 milhões, o que representa 7,5% do total previsto de gastos por Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), principais presidenciáveis. Os valores são preliminares e ainda serão consolidados para apresentação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 3 de agosto, data da divulgação da primeira prestação de contas parcial. Tucanos, petistas e verdes têm em comum a expectativa frustrada de arrecadação os partidos esperavam amealhar cerca de R$ 20 milhões cada nos primeiros 30 dias de campanha.

No topo da lista de arrecadação estão os tucanos, com cerca de R$ 15 milhões em doações. Os petistas conseguiram um pouco menos, aproximadamente R$ 13 milhões. Os verdes reuniram as menores cifras: R$ 4,65 milhões. Os recursos de Dilma ainda estão abaixo das despesas, segundo a campanha do PT. O motivo são os compromissos assinados no início da corrida eleitoral. No primeiro mês, a gente fecha todos os contratos que representam o gasto geral de todo o período, disse um petista. No total, a sigla prevê gastos de R$ 157 milhões, dos quais R$ 30 milhões serão bancados pelo PMDB.

Para os verdes, o baixo número de doações reflete as dificuldades impostas pela legislação eleitoral para que os interessados contribuam com as campanhas. No caso de Marina, o baixo número de palanques estaduais e a terceira colocação na corrida eleitoral, segundo as pesquisas, também prejudicaram a captação de recursos. Além das dificuldades naturais do início da arrecadação, a candidatura não aceita doações das indústrias tabagista, armamentista e de petróleo, o que reduz o espectro de doadores, explica o coordenador da campanha de Marina, João Paulo Capobianco.

As informações consolidadas da campanha de Dilma serão apresentadas na segunda-feira ao tesoureiro José Filippi Júnior. Ele tem feito uma estratégia agressiva para atrair potenciais doadores, divididos em três categorias: os financiadores da campanha de reeleição do presidente Lula em 2006; quem se recusou a doar na ocasião; e empresas que jamais foram contatadas pelo PT. Filippi preparou três modelos de cartas diferentes para cada público-alvo. Estou contatando sua empresa em nome da ex-ministra Dilma Rousseff, candidata à sucessão do presidente Lula, para dar continuidade à transformação do país que ele iniciou, consta da missiva assinada pelo tesoureiro.

Nos três comitês financeiros, os principais contratos firmados são de comunicação, aluguel de jatos para deslocamento dos candidatos, publicidade, segurança, elaboração e divulgação de material de campanha. Os principais custeadores dessa máquina eleitoral no primeiro mês de campanha foram as empresas. A arrecadação de pessoas físicas e pela internet foi desprezível. A maior parte das doações ainda é de empresários, por causa da burocracia excessiva. Nós não temos a tradição de doar pela internet, mas acredito que, a médio prazo, a prática possa se tornar uma cultura no país, acredita o presidente do PV, José Penna.

Não temos a tradição de doar pela internet, mas acredito que a prática possa se tornar uma cultura no país José Penna, presidente do PV

O número R$ 32 milhões Valor arrecadado por PT, PSDB e PV para suas respectivas campanhas

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Maranhão é exceção, diz TSE

Diego Abreu

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou ontem que os tribunais regionais eleitorais (TREs) de todo o país estão aplicando de forma maciça a Lei da Ficha Limpa, conforme a interpretação dada pelo plenário do TSE. O ministro minimizou a decisão tomada no começo da semana pelo TRE do Maranhão, que deferiu a candidatura do deputado federal Sarney Filho (PV-SP), apesar de o parlamentar ter sido condenado por conduta vedada. Segundo Lewandowski, a decisão não preocupa, por ser um entendimento isolado de um determinado TRE.

Ele, porém, avisou que todas as novas leis criam insegurança até que sejam pacificadas. A Lei da Ficha Limpa é complexa, prevê várias situações de inelegibilidade. A visão que este tribunal tem é que a lei é constitucional, se aplica este ano e não há de se falar de retroação, porque não estamos cuidando de sanções. Estamos simplesmente examinando condições que os candidatos devem examinar para ter seus registros.

O TSE começa a veicular hoje, nas rádios e nas TVs de todo o país, as propagandas institucionais de esclarecimento e conscientização dos eleitores. As emissoras terão de reservar 10 minutos diários para as inserções. Às 20h30, o presidente do TSE fará um pronunciamento em cadeia nacional.

Dentre os vídeos preparados para a campanha do TSE, estão peças sobre a importância do voto, segurança da urna, necessidade de apresentação de dois documentos no dia da eleição e um comercial explicativo sobre a atribuição dos eleitos para cada cargo. Uma pesquisa do TSE mostrou que grande parte dos eleitores não sabe o papel de um deputado ou senador.