Título: Angra levou 9 meses para se recuperar
Autor: Góes, Francisco; Moura, Paola de
Fonte: Valor Econômico, 24/01/2011, Brasil, p. A5

A rede hoteleira de Angra dos Reis levou nove meses para se recuperar da tragédia causada por fortes chuvas que caíram na cidade no réveillon de 2010. Os deslizamentos de terra, que atingiram o Morro da Carioca e destruíram a Pousada Sankay, na Ilha Grande - mais de 50 pessoas morreram na cidade - também derrubaram a taxa de ocupação dos hotéis na temporada de verão.

A baixa procura durou até o feriado de 7 de setembro, quando os índices voltaram a se recuperar. Se no verão de 2009, a ocupação foi de praticamente 100%, em 2010, ela não ultrapassou 20%.

O presidente da TurisAngra, Daniel Santiago, disse que a primeira medida adotada pela administração municipal foi a de informar que as mortes tinham ocorridos em dois pontos específicos da cidade. "No início, não tínhamos dinheiro para um projeto de comunicação maior, porque toda verba tinha sido alocada para ajudar vítimas", explica Santiago. "Fizemos então um projeto de divulgação e pedimos uma verba de R$ 2 milhões ao Ministério do Turismo."

No entanto, o dinheiro levou seis meses para chegar. "Com a burocracia, só foi liberado no início do segundo semestre." A partir daí, a TurisAngra promoveu intensa campanha de divulgação com outdoors, anúncios em ônibus, estações de metrô e aeroportos do Rio e de São Paulo.

"Intensificamos nossa presença em feiras de turismo e praticamente obrigamos a rede hoteleira a participar conosco, embora não fosse o nosso papel", afirma. A empresa fechou pacotes que incluíram voos fretados da Argentina na alta temporada. Segundo Santiago, desde 7 de setembro a ocupação começou a aumentar e na virada deste ano chegou a 100%.