Título: Ministro pede apoio à ida de Graziano para a FAO
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/01/2011, Brasil, p. A4

De Bruxelas O Brasil pediu ontem o apoio da União Europeia (UE) para seu candidato à direção-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, que justamente tem como maior concorrente até agora o espanhol Miguel Angel Moratinos.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pediu o apoio europeu, ainda mais porque "não há posição comum" nos 27 países-membros. Moratinos, ex-ministro das Relações Exteriores da Espanha, por sua vez, pode dividir votos latino-americanos e africanos que o Brasil espera para seu candidato. Graziano estava ontem em Adis Abeba, na Etiópia, fazendo campanha. Deve passar também pelo Egito, país que é importador líquido de alimentos e vê sua fatura de importação aumentar com a alta dos preços agrícolas.

A expectativa entre apoiadores de Graziano é que o ex-presidente Lula faça campanha. Lula participará do Fórum Social Mundial, no Senegal, e terá ocasião de testar se seu prestígio se transforma em voto. No seu governo, o Brasil perdeu todas as disputas por cargos nas organizações internacionais. A Espanha espera contar com a máquina europeia para ajudar Moratinos a ter apoio de africanos, que recebem acesso preferencial no mercado europeu para boa parte de seus produtos agrícolas. (AM)