Título: Marco Maia recebe apoio de Alckmin e Kassab
Autor: Junqueira, Caio; Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 28/01/2011, Política, p. A8

De São Paulo

Acompanhado de uma comitiva de parlamentares de vários partidos, o deputado federal Marco Maia (PT-RS) esteve ontem no na Prefeitura de São Paulo e no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para pedir a benção do prefeito Gilberto Kassab e do governador Geraldo Alckmin ao apoio que o DEM e o PSDB da Câmara dos Deputados darão à sua campanha pela presidência da Casa.

A visita à prefeitura contou com a presença de Alckmin, que participou na parte da manhã da apresentação do vídeo da candidatura da cidade de São Paulo para sediar o Centro Internacional de Transmissão da Copa de 2014. No início da tarde, o governador recebeu Maia no Bandeirantes.

"São Paulo tem a maior bancada, com 70 deputados, e, portanto, um peso muito significativa nas decisões que são tomadas no Parlamento brasileiro", disse Maia. O PSDB já fez um acordo em prol da eleição de Maia. Em troca, pediu garantia de assento na Mesa Diretora.

Alckmin disse que "aplaudiu" a negociação. Segundo o governador, a direção do Parlamento deve ser composta de forma a atender os diversos partidos, em acordo. O governador disse ainda que a aproximação do PT com o PSDB em nome da eleição da direção da Câmara não enfraquece a bandeira de oposição sustentada pelos tucanos.

Kassab manifestou "entusiasmo pela forma como ele [Maia] se habilitou candidato, somando todos os partidos e obedecendo à proporcionalidade no número de deputados por bancada. Eu, como integrante do DEM, torço por sua eleição. Assim como meu partido, que o apoia".

"O PSDB já havia feito um entendimento pela bancada de deputados. O Mário Covas sempre defendeu que os debates e embates devem ocorrer no plenário, mas que a Mesa Diretiva deve representar a todos", disse Alckmin. Maia ressaltou que dos 22 partidos com assento na Câmara, 21 o apoiam. Ele falou ainda sobre a candidatura do deputado Sandro Mabel (PR-GO): "Nem o partido dele o apoia."

Kassab informou que, apesar de não votar, orientou os deputados de seu partido a apoiar Maia na eleição. "Eu pessoalmente estou apoiando, mas evidentemente não tenho voto, são os deputados federais que vão votar. Mas recomendei e procurei orientar o meu partido, aqueles que me ligaram, os deputados de São Paulo principalmente, para que direcionassem o seu apoio para o candidato do PT, que é a bancada majoritária. E o candidato do PT é o Marco Maia", afirmou o prefeito. (Com agências noticiosas)