Título: Escolha de ACM Neto enfraquece Kassab
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 01/02/2011, Política, p. A11

Por 27 votos a 16, o deputado ACM Neto (BA) foi eleito ontem o novo líder da bancada do Democratas na Câmara dos Deputados e reforçou o grupo do presidente da legenda, deputado Rodrigo Maia (RJ), na disputa pelo comando do partido. Além disso, a vitória de ACM Neto aproxima o partido do senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) e o afasta do candidato derrotado à presidência da República, José Serra (PSDB-SP).

Em votação secreta durante reunião fechada dos 43 deputados eleitos para a legislatura que toma posse hoje, Neto venceu o deputado federal Eduardo Sciarra (PR), aliado do grupo do atual líder, deputado Paulo Bornhausen (SC), e de seu pai, o presidente de honra do partido, ex-senador Jorge Bornhausen (SC). Ambos apostavam em uma vitória na bancada para verem maiores as chances de retirar do comando da legenda o deputado Rodrigo Maia (RJ), e manter o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, na sigla.

Kassab, assim como os Bornhausen, são os mais próximos aliados de Serra no DEM. Já ACM Neto e seus apoiadores internos, como o deputado Ronaldo Caiado (GO) e Rodrigo Maia, defendem que a legenda apoie Aécio Neves na disputa interna de poder dos tucanos. Ontem, Aécio monitorou todo o debate na bancada do DEM por meio dos deputados mineiros que a integram.

Internamente, a vitória de Neto diminui as chances de o grupo dos Bornhausen sair vitorioso na convenção nacional do DEM, marcada para o dia 15 de março.

Na ocasião, as duas alas partidárias terão novo embate pela presidência. Junto com a senadora Kátia Abreu (TO) e com o deputado federal Índio da Costa (RJ), vice de Serra na campanha presidencial de 2010, eles tentavam lançar o senador não reeleito Marco Maciel (PE) para inibir uma provável candidatura do senador Agripino Maia (RN). Com a vitória de Neto, as chances de Maciel sair candidato diminuem.

A derrota dos Bornhausen também cria um impasse para Kassab, que pretende deixar o partido rumo ao PMDB. Sem um aliado na presidência do DEM, o prefeito paulistano corre o risco de ter sua desfiliação contestada judicialmente.

A vitória de ACM Neto também diminui a possibilidade de Kassab, mesmo deixando o partido, manter controle do DEM em São Paulo. Logo após confirmada sua vitória, o novo líder da bancada do DEM na Câmara disse que procuraria o prefeito de São Paulo e solicitaria que ele permaneça no DEM. "É fundamental que ele fique", declarou ontem ACM Neto.