Título: Celular poderá ser usado em 26 aeronaves
Autor: Santana, Ivone
Fonte: Valor Econômico, 01/02/2011, Empresas, p. B3

A TAM decidiu ampliar para 26 aeronaves Airbus a implantação do sistema que permite o uso de celular para voz e dados a bordo. O serviço, lançado como teste em outubro em apenas um avião, o A321, foi aprovado pela companhia aérea, que avaliou o funcionamento no país. "A tecnologia funcionou bem, ficou estável, sem intermitência", disse a diretora de marketing da TAM, Manoela Amaro. A aeronave testada faz a rota entre Recife, Natal, Fortaleza, Salvador, São Paulo e Porto Alegre.

Com a expansão, serão incluídas 11 aeronaves A319, que fazem a rota São Paulo, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre; nove A320 e seis A321, com abrangência nacional. O sistema estará disponível a partir do segundo semestre e cada avião precisa ficar parado durante uma semana para a instalação, no centro de manutenção da companhia aérea, conhecido como MRO (sigla em inglês para Maintenance, Repair and Overhaul), em São Carlos, no interior paulista.

Como é complicado para a companhia deixar a aeronave parada por tanto tempo, a estratégia foi programar a instalação para o período exigido para manutenção. Assim, todos os serviços são feitos simultaneamente. Técnicos e engenheiros estão sendo treinados pela OnAir, com sede em Genebra, para implantar o sistema. A OnAir é a fornecedora do serviço de conectividade entre a aeronave, o satélite e as operadoras de telefonia móvel em terra, e a responsável pelo contrato com as teles.

Segundo Manoela, a demora para instalação se deve à complexidade do sistema. Além da implantação física de equipamentos e antenas no interior e exterior das aeronaves, é preciso alterar todos os sinais de bordo, que avisam quando o passageiro pode usar o aparelho móvel. A OnAir também depende de seus fornecedores de sistemas, que não conseguem atender a uma grande demanda em curto prazo, diz a diretora da TAM.

O sistema permite oito passageiros usando o serviço de voz a bordo simultaneamente, mas não tem limite para internet. Até agora, a média foi de quatro pessoas. A executiva disse que não dispunha de informações detalhadas da OnAir sobre o tráfego gerado em voz e dados desde outubro. A OnAir disse ao Valor, por meio de nota, que não poderia entrar em detalhes, porque a informação é confidencial e que seria prematuro falar em tendências, porque o serviço foi adotado em apenas uma aeronave, por enquanto.

A diretora afirma que a TAM esperava reclamações de pessoas que se sentissem incomodadas com o uso de celulares por outros passageiros, mas garante que não houve qualquer queixa. Destaca, porém, que em voos a partir da meia-noite o sistema é desligado para voz. Quanto às tarifas, consideradas elevadas por serem atreladas ao roaming internacional, a executiva diz acreditar que as operadoras poderão reduzi-las quando o uso for massivo.

Sobre a adoção do sistema por outras companhias aéreas da América Latina e do Brasil, a OnAir disse que vem mantendo negociações, mas ainda não tem novos acordos.