Título: BC deve indicar quatro diretores para sabatina
Autor: Travaglini, Fernando
Fonte: Valor Econômico, 03/02/2011, Finanças, p. C2

Com o Congresso Nacional em pleno funcionamento, o Banco Central (BC) deve começar a encaminhar as indicações para sabatina de pelo menos quatro diretores nos próximos meses, para recompor a diretoria colegiada que participa das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). A tendência é de manutenção de um comando com profissionais vindos do próprio banco.

A diretoria de Estudos Especiais, que está vaga, deve ser ocupada por Zeina Latif, economista do Royal Bank of Scotland. Aldo Mendes, diretor de Política Monetária, convidado a ficar, e Carlos Hamilton, de Política Econômica, tendem a continuar.

O diretor da área Internacional, Luis Pereira Awazu, já assumiu a vaga deixada pelo presidente Alexandre Tombini, na diretoria de Normas. O departamento hoje tem estreita relação com as decisões tomadas na Basileia e um quadro com experiência em fóruns internacionais se encaixa perfeitamente para o trabalho. Isso abre uma vaga para a área Internacional, que pode ser ocupada por economistas de mercado.

Dois diretores também devem se aposentar. Gustavo do Vale, diretor de Liquidações, já tentou parar diversas vezes, mas resistiu frente a pedidos tanto de Henrique Meirelles, quando de Alexandre Tombini.

A diretoria de Fiscalização também será trocada por causa da aposentadoria de Alvir Hoffman, mas a decisão dele não está relacionada ao PanAmericano. Foi tomada antes dos problemas no banco. Essas duas diretorias, por tradição, têm sido destinadas a quadros da casa até pela necessidade de isenção com relação ao trabalho de fiscalização.

Se esses nomes forem confirmados, Tombini manterá a diretoria com a composição mais interna dos anos recentes do Banco Central. Nas gestões anteriores, tanto a diretoria de Política Econômica, responsável pelos modelos macroeconométricos do BC, quanto a diretoria de Política Monetária, que cuida, entre outras coisas, da atuação no câmbio, ficavam a cargo de pessoas de mercado.

As indicações para os novos diretores precisam passar por sabatinas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, respondendo a questionamentos dos senadores. Em seguida, os nomes são submetidos à apreciação no plenário da casa.