Título: Cade não exigirá mais dados sobre Latam
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/02/2011, Empresas, p. B4

Bloomberg, de Brasília

O Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) informou ontem que não exigirá mais informações da chilena LAN e da brasileira TAM sobre a fusão das duas companhias aéreas.

O Cade não negociará um acordo para reverter o negócio antes de uma decisão, disse Olavo Chinaglia, membro do conselho da agência, em entrevista por telefone, ontem. As ações da TAM valorizaram 2,9% após os comentários de Chinaglia, revertendo uma perda anterior, antes de cair novamente. Os papéis da TAM fecharam ontem em R$ 35,45, com alta de 0,99%.

O governo do Chile congelou o negócio entre TAM e LAN em 28 de janeiro, após uma petição apresentada por um grupo de consumidores, preocupado com a possibilidade de o acordo prejudicar a competição e reduzir o número de voos entre São Paulo e Santiago, uma rota operada pelas duas empresas, de acordo com Chinaglia.

"Para nós, as preocupações da associação de consumidores chilenos são, num primeiro momento, relevantes, mas não está claro se os inconvenientes serão maiores que os ganhos de eficiência criados com a transação", disse Chinaglia.

A LAN, maior companhia aérea na América Latina em valor de mercado, informou em agosto uma fusão com a TAM. A combinação das duas empresas teria 43% do mercado brasileiro de transporte aéreo. No dia 19, as empresas assinaram acordos vinculantes que ratificam o negócio. O capital da TAM na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) será fechado e a sede da nova empresa, a Latam, será no Chile. (Com Redação)