Título: Confiança no campo cresce e já vira euforia
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 04/02/2011, Agronegócios, p. B13

O bom desenvolvimento da safra de grãos de verão no Brasil e os elevados patamares de preços de commodities agrícolas - que têm no Brasil um importante exportador - continuam a animar os agricultores do país. Termômetro disso é o Índice de Confiança do Produtor Rural (ICP) da consultoria Uni.Businesse Estratégia, que em janeiro atingiu 121,1 pontos, 2,5 pontos percentuais a mais que em dezembro e 33,7 pontos acima de janeiro de 2010.

"O nível recorde do indicador é reflexo do atual momento em que os preços dos principais produtos agrícolas estão em patamares bastante elevados. O resultado reflete também a avaliação por parte dos produtores rurais de que as condições atuais do seu negócio estão melhores nesta safra do que na safra anterior", afirma a empresa em comunicado.

No caso dos produtores de soja, o carro-chefe do agronegócio nacional, a confiança é ainda maior que a geral. Em janeiro, o ICPSoja da Uni-Business chegou a 124,9 pontos, 8,2 pontos a mais que em dezembro e 50,6 pontos acima de janeiro de 2009. Nesse caso, além de os preços estarem próximos às máximas de meados de 2008 - apesar da queda de ontem nas bolsas -, o desempenho das lavouras vem até surpreendendo, sobretudo após meses de preocupação com eventuais reflexos adversos do fenômeno climático La Niña.

Em Mato Grosso, que lidera a produção do grão no Brasil e teve que atrasar o plantio em quase um mês por causa da estiagem provocada pelo evento, a recuperação foi praticamente completa. Segundo o último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área plantada no Estado somou 6,413 milhões de hectares em 2010/11, 3,2% a mais que no ciclo passado, e a colheita, que está atrasada mas prossegue, deverá render 19,2 milhões de toneladas, um novo recorde.

Conforme números também frescos da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a produção brasileira de soja alcançará 68,8 milhões de toneladas na temporada atual, também um novo recorde histórico. Em janeiro, a entidade estimava 67,2 milhões. Em 2009/10, foram 68,7 milhões de toneladas, segundo a Abiove. Algumas consultorias já preveem 70 milhões de toneladas. (FL, com Reuters)