Título: Censo começa só em quatro estados
Autor: Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 03/08/2010, Brasil, p. 11

Funcionários do IBGE foram às ruas em São Paulo, Bahia, Mato Grosso e Rondônia. Em Brasília, apenas o presidente Lula foi entrevistado, como forma de promover os trabalhos

» A edição 2010 do Censo teve início, oficialmente, no último domingo. Nesta segunda-feira, no entanto, os recenseadores só foram às ruas para coletar dados em pequenos municípios de quatro estados brasileiros São Paulo, Bahia, Mato Grosso e Rondônia.

No restante do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por conta do tamanho da população e das áreas, os funcionários só tiveram tempo de buscar material de trabalho e, sob a batuta de supervisores, fazer um reconhecimento prévio da região onde vão atuar. No Distrito Federal, somente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu ao questionário que ajudará a revelar informações como, por exemplo, o crescimento demográfico no Brasil.

O morador do Riacho Fundo Rodrigo de Paula Almeida, 26 anos, estava ansioso há duas semanas, quando foi avisado que seria o responsável por entrevistar o presidente da República. O jovem foi escolhido pela experiência em outras pesquisas do IBGE, como o último Censo Escolar. Ele, que também é coordenador consulsubárea Brasília Norte, que envolve Asa Norte, Vila Planalto, Granja do Torto e Setor Militar Urbano, acordou, ontem, às 5h e não conseguiu mais dormir. O nervosismo, segundo Almeida, só passou ao iniciar a entrevista com Lula, às 15h, no Palácio da Alvorada.

O presidente respondeu, na presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, ao questionário simples, com cerca de 25 questões. Após 10 minutos, Lula ouviu explicações de como o Censo funcionará este ano e autografou o Manual do Recenseador de Almeida, que prometeu guardá-lo como um prêmio. Lula foi entrevistado no Palácio da Alvorada, e não em São Bernardo do Campo, porque aqui é a residência oficial do presidente. Ele foi muito simpático e solícito, respondeu a todas as perguntas e nos serviu café e água. Foi a primeira vez que vi Lula pessoalmente e fiquei muito entusiasmado, comemorou o recenseador.

Incentivo O presidente do IBGE adiantou que Lula gravou um depoimento, com cerca de três minutos, falando da importância de prestar as informações solicitadas pelo órgão. A gravação deve ser exibida, nos próximos dias, em rede nacional. O presidente quis reforçar a necessidade de contribuir com o Censo. É fundamental que todo brasileiro compreenda a importância da pesquisa porque essas informações, que serão recolhidas em 58 milhões de residências, vão ajudar o governo a compreender melhor a realidade do país, destacou Eduardo Nunes.

Ainda segundo Nunes, 89% dos questionários aplicados serão do tipo mais simples, enquanto os outros 11% trarão mais perguntas, chamados de Questionário da Amostra, e apuram características mais detalhadas da população.

Em 27 de novembro, o IBGE deve divulgar os primeiros resultados, como o tamanho da população em território nacional.

Também na tarde de ontem, durante a cerimônia de sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizada no Palácio do Itamaraty, o presidente Lula reforçou o convite à população para participar do Censo 2010. Ninguém deve ficar com medo do agente recenseador. As pessoas precisam abrir suas casas e apartamentos para ele. O agente vai estar com um crachá grande no peito. Estou com o boné para homenagear o IBGE, afirmou ostentando o acessório na cabeça durante quase todo o evento