Título: Cotação do minério deve subir 20% este ano
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 07/02/2011, Empresas, p. B8

De Bruxelas

O preço de minério de ferro, que bateu recorde de alta em meados de janeiro, deve ficar pelo menos 20% mais alto do que em 2009, avalia Per Storm, analista da consultoria Raw Materials Group, que faz relatórios junto com a Agência das Nações Unidas para Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).

Ele prevê também preços de coque bastante altos, embora menor do que o nível atual, pelos próximos anos, de forma que a indústria siderúrgica acabará repassando parte do custo para seus clientes e assim contribuindo para a inflação.

A Eurofer, que representa mais de 500 usinas de aço na Europa, diz que o setor vem repassando os preços do minério de ferro, de forma que o custo final de produtos como carros e máquinas de lavar ficam mais caras.

Além do preço, um dos problemas para a siderurgia é que a Índia, terceiro maior exportador de minério de ferro, acabou restringindo suas vendas depois de problemas no estado de Karnataka. O Irã, embora pequeno produtor, também retém as exportações para assegurar o abastecimento da siderurgia nacional.

Igualmente, alguns projetos de expansão da produção de minério de ferro na Austrália enfrentam atrasos, segundo analistas.

A produção na China cresceu ligeiramente, para 300 milhões de toneladas, metade do que exporta. Mas seu minério é de pouca qualidade e caro para ser explorado, segundo analistas.

A expectativa é de que a Vale, BHP Billiton e Rio Tinto, que detém 70% do mercado, anunciarão lucros bilionários relacionados a 2010. (AM)