Título: Governo espera alívio no 2º tri
Autor: Lamucci, Sergio
Fonte: Valor Econômico, 09/02/2011, Brasil, p. A4

Após a forte variação de 0,83% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em janeiro, o Ministério da Fazenda avalia que um arrefecimento da inflação ocorrerá somente em março ou abril. Para fevereiro, a área econômica espera um percentual menor, mas ainda elevado devido à permanência das pressões de preços de transporte e dos serviços educacionais. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, atribui a guinada do índice em janeiro à elevação sazonal de preços nos primeiros meses do ano e à valorização das commodities. Ele disse acreditar em alívio na passagem do primeiro para o segundo trimestre justamente pelo fim das sazonalidades.

Apesar dessa avaliação, que aponta para um horizonte menos preocupante para o comportamento dos preços nos meses posteriores a fevereiro, o Ministério da Fazenda sinaliza inquietação com a trajetória das commodities no cenário internacional e os efeitos no mercado doméstico.

Guido Mantega disse esperar um alívio também nessa área. Ainda assim, ele não faz uma análise positiva firme sobre a trajetória das commodities por ser esse um componente associado à economia global. "As commodities estão em patamares elevados no mundo, acredito que terão trajetória descendente ou estável nos próximos meses", comentou.