Título: Principal bandeira é fim da fome
Autor: Máximo , Luciano
Fonte: Valor Econômico, 18/02/2011, Brasil, p. A4

A principal bandeira da candidatura brasileira na disputa para dirigir a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) na gestão 2012-2015 é a erradicação da fome. O candidato José Graziano da Silva está convencido de que o Brasil criou um "know-how" para pôr fim ao problema no mundo e pretende exportar o modelo originado com o programa Fome Zero, no início do governo Lula.

De acordo com Graziano, a FAO seria a plataforma de lançamento das iniciativas, principalmente nos países pobres que não terão condições de atingir a meta do milênio de erradicar a fome até 2015. Segundo ele, com planejamento e utilização de mecanismos de transferência de renda e expansão da produção agrícola, é possível atingir o objetivo em 2025, principalmente na África. "Minha proposta é botar a FAO para elaborar planos. Isso é perfeitamente possível, sabemos erradicar a fome, sabemos como expandir a produção, sabemos como fazer programas de transferência de renda. Isso foi um duro aprendizado. Não havia esse know-how, hoje existe e nós podemos beneficiar os países mais pobres com o nosso aprendizado", acredita Graziano.

Como exemplo, ele cita o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo brasileiro para a compra de merenda escolar, que está em fase piloto em dez países africanos. O projeto prevê a aquisição por parte do governo de itens de produtores locais para abastecer as escolas. "Nunca ninguém tinha pensado em comprar fruta, legumes, verduras localmente. Antes isso era objeto de planejamento de safra e tinha custos altíssimos de transporte", explica.

Graziano lembra que a África é a única região do mundo deficitária em produção de alimentos e aponta a cooperação multilateral Sul-Sul para elevar os índices de produtividade do continente. "Temos a tecnologia [de agricultura] tropical que serve lá do outro lado", diz.

O ex-ministro brasileiro concentra esforços na África para obter apoio na eleição à direção-geral da FAO e sempre procura destacar a aproximação do governo brasileiro nos últimos anos. Se eleito, Graziano espera contar com o apoio do ex-presidente Lula para promover a erradicação da fome no continente. "O presidente Lula abriu esse caminho. O maior número de viagens internacionais dele foi para a África e ele tem compromisso de percorrer os países africanos nessa luta."