Título: Meu nome é Marina
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 09/08/2010, Política, p. 3

Candidata do PV aposta na criatividade eemnovidades, como quadrinhos, para tentar minimizar o pouco tempo de televisão

O que cabe em 1 minuto e 17 segundos? É possível surpreender, fisgar votos, gerar burburinho e fazer diferente em 77 segundos? Os coordenadores da campanha e do marketing da candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência garantem que sim e prometem a propaganda eleitoral na TV, a partir do próximo dia 17, mais criativa dentre os presidenciáveis.

Na tela estarão ilustrações, gráficos, histórias em quadrinhos, os membros da equipe que elaborou o programa de governo deMarinaum a cada programete e uma candidata repaginada e dirigida por Paulo de Tarso Santos, o publicitário que cuidou das campanhas de Lula em 1989 e 1994.

A criatividade na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV passou a ser uma obrigação para o PV, que segue sozinho na disputa presidencial, e que, por essa razão, tem pouco mais de um minuto de propaganda.No bloco de 1 minuto e 17 segundos,Marina vai aparecer com os estudiosos que a apoiam, em desenhos e animações, no seu comitê central em São Paulo. Para as pílulas de 30 segundos ao longo da programação, a coordenação da campanha encontrou uma saída para aumentar a presença da candidata na TV e no rádio. Coordenadores da candidatura confirmaram que uma pílula de 30 segundos será dividida em duas inserções de 15 segundos cada. Assim, em vez de aparecer uma vez a cada dois dias, a propaganda por meio dessas pílulas passa a ter veiculação diária.

Otempo deTV deMarina é sete vezes menor que o da petista Dilma Rousseff, que tem 10 minutos e 26 segundos, e cinco vezes menor que o do tucano José Serra (7 minutos e sete segundos).

Por isso a coordenação de campanha e a equipe de Paulo de Tarso se esforçam para oferecer uma linguagem diferenciada, mais objetiva e focada nas propostas de governo da candidata do PV. A expectativa que cerca a propaganda eleitoral deMarina é maior em razão da participação de nomes como o cineasta FernandoMeirelles, que produziu Cidade de Deus e Ensaio sobre a cegueira.Meirelles teve participação decisiva em alguns dos programas que vão ao ar.

A equipe sabe se aproveitar desse burburinho e, por isso, reservou alguns dias de campanha na semana passada exclusivamente para gravar os programetes.

No sábado, abriu o comitê em São Paulo para a imprensa acompanhar parte das gravações.

Naquele dia, o responsável pelo programa de governo na área de segurança, Luiz Eduardo Soares, participou das gravações.

Tambémestavaemestúdio o vice deMarina, Guilherme Leal, que tem participação decisiva sobre o que vai e o que não vai ao ar.

A promessa de Marina e de sua equipe é que o que vai ao ar até 30 de setembro será muito diferente da pressa com que presidenciáveis com pouco tempo na TV, como Eneas Carneiro, morto em 2007, se apresentavam ao eleitor. O bordão Meu nome é Eneas e poucas palavras aceleradas eram o que cabia nos poucos segundos na TV, nas três vezes em que Eneas disputou a Presidência.Marina quer ir além: O programa é curtinho, mas é como aqueles bons perfumes: frasquinho pequenininho, mas potente.