Título: Debate real é o virtual
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 07/08/2010, Política, p. 2

Baixa audiência da discussão televisiva entre presidenciáveis contrasta com a efervescência das repercussões no Twitter

Durante o primeiro debate presidencial, na última quinta, o limite de 140 caracteres, normalmente considerado restritivo para a exposição de ideias, pareceu ainda menor na rede de microblogs Twitter. Em aproximadamente duas horas de confronto entre os candidatos à Presidência, a enxurrada de mensagens postadas parecia incompatível com a audiência televisiva, que teve média de três pontos contra 31 registrados na transmissão em TV aberta do jogo entre São Paulo e Internacional. Foram comentários de políticos, artistas, humoristas e militantes que produziam uma pesquisa qualitativa quase instantânea para os comandos das campanhas.

Poucos minutos antes do início do debate, o nome da candidata do PT Dilma Rousseff figurava nos Trending Topics ranking dos assuntos mais comentados no Twitter. No entanto, foi só Plínio de Arruda Sampaio (PSol-SP) se apresentar para alcançar o primeiro lugar da classificação do site. À frente, inclusive, do goleiro Rogério Ceni, ídolo do Tricolor Paulista, que estava em campo naquele momento.

O ator Ricardo Pipo, da companhia de comédia Os Melhores do Mundo, acompanhou o debate do início ao fim conectado à rede mundial de computadores. Com cerca de 9,4 mil seguidores, o humorista instigava a plateia virtual com frases como A Dilma tá mais nervosa que carne de terceira e Marina diz que a cara do Serra é feita de madeira ilegal.

Eu vou jogando as frases no Twitter para ver se despertam o interesse das pessoas. Esse é um momento histórico e deveria ser uma discussão nacional. Acho ótimo incentivar esse debate. Um dos meus seguidores, por exemplo, afirmou que eu estava falando tanto dos candidatos que ele deixou de assistir ao jogo para acompanhar essa troca de ideias, ressaltou Pipo.

O presidente do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Dutra, é um entusiasta da rede de microblogs. Diariamente, o político adianta compromissos, comenta acontecimentos dos cotidianos nacional e internacional, além de interagir com militantes da situação e da oposição. Tudo em 140 caracteres. Ele não ficou on-line durante o debate porque acompanhou o evento ao vivo, mas destacou que integrantes da campanha estavam atentos ao que se passava no Twitter.

Roberto Jefferson, presidente do PTB, partido que apoia o tucano José Serra, também ficou ligado no confronto e não poupou farpas contra Dilma Rousseff. Dilma começa a se tranquilizar. Ficou mais firme nesse bloco. Mas o craque é o Serra, escreveu. Serra muito bem na fala final. Dilma iiiii (sic) leu. Marina iiiii (sic) leu. Plínio pediu votos para seu partido.

O número 140 Número de caracteres permitidos em cada postagem no Twitter