Título: DEM vai à tribuna da Câmara para criticar Kassab
Autor: Caio Junqueira
Fonte: Valor Econômico, 03/03/2011, Política, p. A6
Deputados do DEM criticaram ontem o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), pela sua iminente saída do partido e provável criação de uma nova legenda que, em alguns meses, deverá se fundir ao PSB.
Quem subiu à tribuna para tratar do tema foi o deputado Onyx Lorenzoni (RS), que classificou a nova sigla de Kassab de "partido da boquinha": "Quando nos vemos na situação de todo dia [fazer oposição], vem o PDB [Partido Democrático Brasileiro], o partido da boquinha, para pegar uma teta gorda do governo federal". Lorenzoni declarou ainda que a única finalidade do novo partido é ser um entreposto. "Desde o seu nascimento só tem um objetivo: ser um partido entreposto. Eu vou lá, fico um pouquinho e já me mando."
"Esse tipo de manobra é exatamente a antirreforma política", afirmou o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA). "Montar um partido como meio de passagem, como uma janela indiscreta, é lamentável. Uma coisa é princípio fundamental da atividade do homem público: a transparência de seus atos. Eu acredito que aqueles que pretendem montar um partido novo, para logo depois promover atos de fusão, apenas como uma porta de saída, vão ser julgados e condenados pelos brasileiros."