Título: Relações com o PSB deterioraram-se a partir de aproximação com Kassab
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 10/03/2011, Política, p. A5

As relações já deterioradas entre o PSB de Pernambuco e o deputado federal Gabriel Chalita (PSB-SP) pioraram com as declarações do parlamentar ao Valor sobre as negociações em torno da transferência do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) para o PSB. Para um integrante graduado da legenda, Chalita está dando muito palpite para alguém que acabou de chegar. "Ele chegou ontem e já se comporta como dono da porteira. Se o partido fosse tão fechado como ele está desejando, nem ele teria entrado", disse uma fonte do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano.

Na última vez em que se reuniu com a cúpula do PSB, o prefeito de São Paulo teria se comprometido a oficializar sua saída do DEM após o Carnaval. Em seguida, ele anunciaria a criação do PDB, que logo de saída será aliado de primeira hora do PSB.

Inicialmente, as duas siglas poderão formar um bloco, numa espécie de subterfúgio para evitar punição a Kassab pela troca de partido. Porém, o caminho natural é mesmo uma posterior incorporação da nova legenda pelo PSB. "De nossa parte já está tudo definido. Quem tem passos a dar agora é somente o Kassab", disse a fonte.

Chalita começou a incomodar a cúpula pernambucana do PSB em janeiro último, quando ele colocou seu nome para a disputa da liderança do partido na Câmara. O deputado paulista conseguiu o apoio velado de alguns membros do partido que, reservadamente, se declaram insatisfeitos com os superpoderes de Eduardo Campos. Foi nessa época que Chalita começou a se aproximar dos irmãos Cid e Ciro Gomes, hoje o principal foco de resistência ao presidente do partido. Ainda assim, o governador de Pernambuco conseguiu, sem maiores dificuldades, emplacar o nome de sua mãe, Ana Arraes, para o posto.

Com a pretensão de fortalecer nacionalmente seu partido para 2014, Eduardo Campos vê na aliança com Kassab uma saída para difundir o PSB junto ao eleitorado paulista. Apesar da concordância do presidente do PSB em São Paulo, Marcio França, a estratégia não agradou integrantes da legenda na capital paulista. Além de Chalita, a ex-prefeita também deputada federal Luiza Erundina também manifestou desagrado em ter sido excluída da negociação. Ambos ameaçam deixar o PSB caso a transferência de Kassab se concretize.