Título: Brasil lidera melhora na imagem positiva
Autor: Grabois, Ana Paula
Fonte: Valor Econômico, 09/03/2011, Política, p. A7

O Brasil obteve o maior crescimento de imagem positiva no exterior, segundo pesquisa divulgada pela BBC em uma lista de 16 países. Na média, a avaliação positiva do Brasil cresceu nove pontos percentuais em apenas um ano, o maior crescimento entre os países pesquisados. A avaliação positiva do Brasil aumentou para 49% ante os 40% verificados no levantamento feito um ano antes.

Apenas 20% dos entrevistados no mundo veem negativamente o Brasil, uma queda de três pontos sobre a pesquisa divulgada no ano passado.

A imagem positiva do Brasil ficou semelhante à dos Estados Unidos (50%), que ganhou quatro pontos percentuais sobre o levantamento anterior. O total de avaliações negativas sobre os Estados Unidos, de 30%, no entanto, foi superior à média brasileira.

Dentre os 27 países onde a pesquisa foi feita, 25 avaliaram o Brasil positivamente. Os outros dois - Alemanha e China - estão divididos. O país que mais destoou da média de avaliações positivas foi a China. As opiniões positivas dos chineses sobre o Brasil caíram dez pontos percentuais e ficaram em 45%. Já as opiniões negativas aumentaram 29 pontos percentuais, alcançando 41%.

Na Alemanha, as visões negativas sobre o Brasil corresponderam a 32%, um ponto acima das avaliações positivas.

À melhora de imagem também corresponde um maior grau de informação sobre o país. O número de entrevistados que deixou de responder caiu seis pontos em comparação à pesquisa anterior.

A Alemanha foi o país com a maior taxa de avaliação positiva no mundo, de 62%, três pontos acima da média do ano passado.

Dentre os 16 países avaliados, 13 tiveram crescimento em comparação ao ano anterior.

O levantamento da BBC foi feito pela empresa de pesquisas GlobeScan em parceria com a Universidade de Maryland.

O instituto de pesquisa ouviu 28.619 mil pessoas em 27 países entre os dias 2 dezembro de 2010 e 4 de fevereiro. Os países que receberam as piores avaliações foram Irã, com 59% de respostas negativas, seguido por Paquistão (56%) e Coreia do Norte (55%).

"A maior credibilidade das potências médias é a principal notícia desta rodada. O salto na avaliação positiva do Brasil revela a bem sucedida da transição democrática do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Dilma Rousseff", disse o presidente da GlobeScan, Doug Miller.