Título: Uma classe C diferente a cada fronteira
Autor: Mattos, Adriana
Fonte: Valor Econômico, 09/03/2011, Empresas, p. B1

A nova classe média que se fortaleceu no Centro-Oeste nos últimos anos é diferente daquela que se espalhou pelo Nordeste, que por sua vez, nem sempre se assemelha àquela que ganhou espaço no Sul. O atual perfil da posse de bens dessa massa de 100 milhões de brasileiros da classe C deixa à mostra uma persistente desigualdade econômica pouco visível quando se coloca todos no mesmo grupo.

Dados compilados pelo Data Popular para o Valor, com base nas últimas pesquisas sobre orçamento e amostra de domicílios do IBGE, mostra que, enquanto 53% das famílias da classe C nos Estados nordestinos tinham automóvel em casa em 2009, no sul essa taxa era de 67%.

Da mesma forma, se só um terço da classe emergente possuia plano de saúde no Norte e no Centro-Oeste, no Nordeste o número chegou a 39%. Há mais famílias com máquina de lavar roupa no Norte e Centro Oeste (86%) do que no Nordeste (70%) - a taxa de 86% é turbinada pelo resultado no Centro-Oeste. "No Norte há mais gargalos no sistema elétrico do que no Nordeste e isso limita expansão do setor eletrônico no Norte", diz Renato Meirelles, do Data Popular. Quanto aos planos de saúde, as operadoras ampliaram recentemente a oferta de produtos no Nordeste, expandindo a presença regional. (AM)