Título: Pretensões eleitorais elogiadas
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 09/08/2010, Brasil, p. 8

Os catadores foram colocados como protagonistas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os presentes no evento de sanção da lei citarama participação dos trabalhadores na execução das regras.

Lula, que comparece anualmente à confraternização de Natal dos catadores, disse que o mérito do projeto é a inclusão dos trabalhadores, esquecidos por muitos anos. Vocês estão mais fortes do que o Sindicato dosMetalúrgicos na década de 1970, disse o presidente, ex-metalúrgico e ex-sindicalista.

Lula afirmou que os trabalhadores precisam aprender a fazer pautas de reivindicações aos prefeitos. Os prefeitos devem tratá-los como cidadãos. O presidente elogiou o fato de ter ouvido de catadores a intenção de se candidatarem a cargos eletivos.

Depois de discursar, foi ao encontro dos trabalhadores, antes de deixar o Itamaraty. Só o fato de alguém que estava predestinado a ser a ralé da cidade, tratado como pária, dizer que quer ser candidato já é um avanço extraordinário. No dia em que o presidente Lula sancionou a lei, a candidata doPVà Presidência,Marina Silva, declarou que foi responsável por articular a aprovação do projeto, quando era ministra do Meio Ambiente. A assessoria da candidata divulgou que, sob o comando deMarina, o ministério integrou as diversas propostas sobre o assunto, em 2007. O presidente Lula vai sancionar uma lei em que 80% de seu conteúdo corresponde ao que foi elaborado pelo ministério, disse a candidata, pouco antes da sanção.

A atual ministra deMeio Ambiente, Izabella Teixeira, deu outra versão para o andamento do projeto. O então ministro Carlos Minc e eu fizemosoprojeto acontecer.

A proposta estava meio parada.

Agora, a gente precisa correr para fazer valer a lei. (VS)