Título: A esquerda repaginada, pelo menos no visual
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 01/08/2010, Política, p. 6

Em busca de dividendos eleitorais, candidatas do PT e do PSol deixam de lado alguns pressupostos anticapitalistas e embarcam nos métodos burgueses e luxuosos de capricho estético

A esquerda continua a mesma, mas nos seus cabelos há muita diferença. E Dilma Rousseff (PT), Ideli Salvatti (PT), Fátima Cleide (PT) e Luciana Genro (PSol) que o digam. Foi-se o tempo em que as candidatas representantes das causas sociais, trabalhistas e de inspiração anticapitalista podiam ter o luxo de dispensar burguesas técnicas de embelezamento. Depois que o mago Celso Kamura tocou suas tesouras encantadas em Dilma e ajudou o PT a construir a imagem política da presidenciável que o partido queria apresentar, candidatos e candidatas têm realizado uma corrida aos estúdios de estética.

A transformação gradual de Ideli foi finalizada também pelas mãos de Kamura. O responsável pelo visual de Dilma recebeu a candidata ao governo de Santa Catarina pelo PT e deu um ar mais elegante à senadora. De gênio forte e avessa às futilidades que o universo feminino radicalmente cor-de-rosa carrega, Ideli cooperou, segundo Kamura. Não pode complicar, o cabelo dela tem uma textura que não é muito fácil. Por incrível que pareça, a Dilma foi superacessível, entendeu e cooperou. A Ideli também. Elas entenderam que imagem é importante para dar credibilidade, conta o especialista em transformações.

Kamura faz segredo e não revela nomes da nuvem de políticos que tem procurado o estúdio para fazer uma revisão completa. Prefeitos do interior e vereadores são atendidos pela equipe do cabeleireiro de Dilma. Ele mesmo só cuida dos figurões. Kamura se diz impressionado com o movimento de políticos antenados no visual depois da transformação da presidenciável do PT. Quem não se ligava começou a se ligar. Fiquei meio impressionado. Os políticos estão querendo ganhar a eleição e dar um tapa no visual, resume.

Carecas maquiados A assessoria do cabeleireiro brinca que só careca não procurou o estúdio. Mas Kamura amplia o leque de clientes e conta que os carecas também podem melhorar com uma boa assessoria. Os carecas não podem esquecer maquiagem. O careca já tem uma cara meio tombada. (José) Serra tem que raspar a cabeça. Vai dar um look de um homem mais seguro, confiante. Um careca que passa a maquina na cabeça é um homem seguro. Acho que ele precisa de maquiagem. Mas ele não gosta. Um amigo meu que já o atendeu contou que ele não gosta. Ele tem olheira, mas tudo melhora com maquiagem e um fotógrafo bom, ensina.

Quem não pode investir em um Kamura também consegue bons resultados com solução caseira. Conhecida pelos cabelos revoltos e o discurso inflamado, a deputada federal Luciana Genro (PSol-RS) caprichou no visual para se apresentar aos eleitores. Relaxou os cabelos e investiu em uma maquiagem mais natural. Assim, domou os cachos e suavizou a aparência.

O pai da candidata do PSol, Tarso Genro (PT), também apareceu renovado para a campanha ao governo do Rio Grande do Sul. Com o cabelo levemente escurecido, o ex-ministro da Justiça faz pose de galã em seu material de campanha, com direito a mão no queixo e a uma bela paisagem de fundo. A candidata ao Senado pelo PT de Rondônia Fátima Cleide não ficou atrás e deu uma recauchutada. Bem maquiada e com figurino mais jovial, a candidata do PT surpreende seus eleitores com as fotos divulgadas em seu site de campanha.

O careca já tem uma cara meio tombada. (José) Serra tem que raspar a cabeça. Vai dar um look de homem mais seguro, confiante. Acho que ele precisa de maquiagem Celso Kamura, dando dicas ao candidato tucano à Presidência

Os políticos estão querendo ganhar a eleição e dar um tapa no visual Celso Kamura, cabeleireiro de Dilma Rousseff e de várias outras candidatas