Título: Governo tenta evitar o caos de 2008
Autor: Moura, Paola de
Fonte: Valor Econômico, 31/03/2011, Empresas, p. B7

Do Rio O aumento do número de internações devido à dengue na cidade do Rio já mobiliza o governo estadual, que tenta evitar a situação caótica vivida há dois anos.

Para atender a população e evitar o caos nos hospitais como aconteceu em 2008, quando as Forças Armadas precisaram enviar contingente e montar tendas para atender a população, a Secretaria Estadual de Saúde criou 13 centros de hidratação contra a dengue. O horário de funcionamento desses centros é das 8h às 20h, nos sábados, domingos e feriados.

Dez municípios do Estado do Rio já estão com epidemia declarada: entre eles Cabo Frio, Silva Jardim, Magé, Mangaratiba, Guapimirim e Seropédica. No total, a capital já tem 12.261 casos, mais do que o dobro do registrado nos anos de 2009 e 2010 somados.

Para o Paraná, onde também há epidemia de dengue nos municípios de Londrina, Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio e Jacarezinho, o Ministério da Saúde liberou R$ 661,7 mil para ajudar no combate à doença.

Nos últimos sete dias houve aumento de 25% dos casos e o governo do Estado resolveu tratar todos os casos suspeitos como confirmados.

Em São Paulo, balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que o número de casos de dengue no primeiro bimestre deste ano foi 92,6% inferior ao registrado no mesmo período de 2010. Os municípios informaram 3.390 casos. Nos dos primeiros meses do ano passado, houve 46.050.

Segundo os dados da secretaria do governo paulista, a cidade de Ribeirão Preto concentra 49,9% dos casos confirmados em janeiro e fevereiro, seguida por Bauru, com 7,1%, Araraquara, com 3,4%, e Santa Fé do Sul, onde foram registradas 2,8% das notificações. (PM)