Título: Relatório final da PF confirma mensalão
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/04/2011, Política, p. A5

De Brasília

Após seis anos de investigação, a Política Federal teria confirmado a existência de um esquema para financiamento político e montagem de redes de influência durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prática que ficou conhecida como mensalão.

Segundo reportagem de revista "Época", o relatório final da PF comprovaria que as empresas vinculadas a Marcos Valério foram estruturadas em "múltiplas entidades, interrelacionadas por meio de uma série de filiais e contas bancárias" para "facilitar atividades ilegais próprias e de terceiros". Ainda de acordo com o documento da PF, o Fundo Visanet seria uma das principais fontes de recursos do esquema montado por Valério.

Segundo a reportagem, a PF teria conseguido mostrar também a ligação entre o valerioduto e Lula. O relatório aponta que recursos oriundos do esquema foram utilizados para pagar a segurança pessoal de Lula durante a campanha presidencial de 2002, de acordo com depoimento de Freud Godoy, então segurança do presidente.

Diversos nomes de políticos e empresários são citados no relatório, de acordo com a reportagem. O atual ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, aparece no documento. O tesoureiro de sua campanha à Prefeitura de Belo Horizonte em 2004, Rodrigo Fernandes, teria recebido R$ 247 mil oriundos do Visanet. Pimentel só se pronunciará depois de ler o relatório.

O relatório está com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e foi enviado ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, relator do caso.