Título: Kátia Abreu critica o DEM em discurso de despedida
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 07/04/2011, Política, p. A12

Folhapress, de Brasília

Em discurso na tribuna do Senado para anunciar sua saída do DEM e filiação ao PSD, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) acusou o Democratas de fazer oposição sistemática ao governo federal em temas que deveriam dar apoio. Numa crítica aos oposicionistas, a senadora afirmou que cabe ao DEM e PSDB somente dizer "não" ao governo "como se fossem uma empresa de demolição".

"Não vejo que o momento reclame atitudes simplistas de se filiar ao sim ou ao não. Não há grandeza nisso. Perguntam-me se o PSD fará oposição ou se fará parte da base do governo. Não é assim tão banal. Se fosse, não seria preciso criá-lo", disse.

Ao afirmar que o seu "ciclo" no DEM chegou ao fim, a parlamentar disse que deixa a legenda sem "rompimento, briga ou dissidência" - mas por não se sentir em sintonia com as lideranças do partido.

Segundo a senadora, as alianças firmadas não abriram espaço para que o partido ocupasse a cena política. "O máximo que propiciaram foi a divisão de cargos na máquina estatal. O ideário liberal, que tem na defesa da liberdade individual -e não apenas na defesa da economia de mercado o seu epicentro - jamais esteve em primeiro plano. Esse tipo de parceria, movido apenas pela ocupação de espaços na máquina pública e não pela defesa de ideias, desfigurou doutrinariamente o quadro partidário."