Título: Volta ao trabalho em Jirau ainda indefinida
Autor: Borges, André; Bitencourt, Rafael
Fonte: Valor Econômico, 06/04/2011, Empresas, p. B9

De Brasília

Ainda não há uma data prevista para que as obras da hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO), sejam retomadas. Segundo a assessoria da Camargo Corrêa, empresa responsável pelas obras, as negociações seguem adiante com os sindicatos sobre as reivindicações trabalhistas, mas o retorno depende da construção dos alojamentos destruídos dia 15 de março.

Nas obras da usina de Santo Antônio, vizinha de Jirau no rio Madeira, os trabalhadores começaram a retornar às atividades na segunda-feira. Ontem, segundo o consórcio Santo Antônio Energia, todos os 15 mil operários da companhia já estavam de volta ao canteiro de obras da hidrelétrica.

Apesar dos problemas em Jirau, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, disse que a paralisação não é suficiente para dizer que haverá atraso do início da operação da usina. "Uma interrupção de 20 dias a um mês não colocaria em risco o cronograma." O consórcio ESBR, responsável pela usina, prevê antecipação do cronograma, com início do suprimento a partir do primeiro semestre de 2012. Na noite de ontem, diretores da Camargo Corrêa se reuniram com sindicatos para discutir as demandas dos trabalhadores. (AB e RB)