Título: Emergentes vão debater alternativa ao uso do dólar
Autor: Leo, Sergio
Fonte: Valor Econômico, 11/04/2011, Valor, p. A5
De Genebra
O uso de moedas nacionais, no lugar do dólar, no comércio entre Brasil, China, Rússia e Índia, está na agenda da cúpula dos Bric, que se realiza esta semana em Sanya (China), em meio a diferentes níveis de entusiasmo.
Partiu do Brasil a proposta de incentivar o uso das moedas nacionais, com base na experiência ainda tímida feita com a Argentina, para reduzir o custo nas operações e a volatilidade trazida pela moeda americana. Exportador e importador podem usar o real ou peso, enquanto a compensação é feita em dólar pelos BCs.
Entre os grandes emergentes, a Rússia mostra-se o mais interessado, propondo em reunião de bancos centrais tomar outra direção do modelo entre Brasil e Argentina, para evitar o dólar também no sistema de compensação. Nas conversas dos brasileiros com a China, as autoridades de Pequim não mostraram grande interesse. Com a Índia, nem chegou a haver discussão.
O grupo vai divulgar a comunicado sobre comércio, defendendo a necessidade de reforçar a OMC. Os Bric reconhecem que há sério problema na Rodada Doha, porque os EUA concluíram que não vão obter uma abertura no Brasil, Índia e China necessária para aprovar um acordo no Congresso. (AM)