Título: Em encontro, Brics tentarão aumentar uso de moedas próprias no comércio
Autor: Leo, Sergio
Fonte: Valor Econômico, 12/04/2011, Brasil, p. A4

De Pequim

A presidente Dilma Rousseff parte amanhã para o balneário chinês de Sanya para participar da reunião de dirigentes dos países denominados pela sigla Bric (Brasil, Índia, Rússia e China), que, nesta semana, se transformam em Brics, ao incluir no grupo a África do Sul, e demonstram, nas discussões preparatórias do encontro, a crescente dificuldade em conciliar seus interesses heterogêneos no cenário mundial.

Os brasileiros se esforçam para evitar uma ampliação do grupo, que ameaça diluir ainda mais a capacidade de ação conjunta, e têm sido frustrados na tentativa de obter da China um apoio mais explícito à reforma da Organização das Nações Unidas (ONU).

O grupo poderá anunciar o projeto de coordenação de seus bancos de desenvolvimento, como um primeiro passo para cooperação no apoio ao comércio e ao uso de moedas locais no comércio entre seus países. Hoje em torno de US$ 300 bilhões anuais, esse comércio poderá ter como meta a elevação a US$ 500 bilhões até 2015, na reunião em Sanya.

Muitas divergências apareceram, porém, durante as discussões preparatórias da reunião na China. A Rússia pediu aos parceiros apoio para presidir, a partir do ano que vem, o G-20, grupo das economias mais influentes, que tem se encarregado da coordenação dos esforços de controle das finanças internacionais. A presidência do G-20, hoje com a França já tem uma candidatura lançada para 2012, a da Turquia.

A China também tem se recusado a aprovar a inclusão, no texto da declaração final a ser assinada pelos presidentes, de menções explícitas à reforma das Nações Unidas com referências ao Conselho de Segurança da ONU, para o qual o Brasil (com Japão, Alemanha e Índia) reivindica um assento permanente. A entrada da África do Sul no grupo complica ainda mais uma ação coordenada do grupo nesse tema, já que os africanos querem também assento permanente no conselho, mas não têm posição unificada. (SL)