Título: Aprovação a Obama dispara após a morte de Bin Laden
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 05/05/2011, Internacional, p. A13

A aprovação dos americanos ao presidente Barack Obama deu um salto após a operação que matou Osama bin Laden. Segundo pesquisa do jornal "New York Times" e da TV CBS, 57% disseram aprovar o desempenho geral de Obama - 11 pontos percentuais a mais do que no mês passado.

A avaliação subiu ainda maior quando se perguntou especificamente sobre a atuação de Obama em relação à ameaça terrorista: 72% se disseram satisfeitos - contra 51% em agosto de 2010.

A melhora, porém, não ocorreu na avaliação da gestão da economia. Houve oscilação para baixo de quatro pontos na aprovação (de 38% para 34%). Para analistas, a situação da economia é que decidirá a eleição presidencial de 2012.

Por quanto tempo a morte do líder da Al Qaeda vai beneficiar a imagem de Obama é uma questão em aberto. Para o analista Stuart Rothenberg, não deve durar muito. "É uma situação bastante anormal. Não é todo dia que Osama bin Laden é morto. A pesquisa nada mais é do que um instantâneo de como o público se sente após ouvir notícias realmente boas." A pesquisa entrevistou 532 adultos os dias 2 e 3, e tem margem de erro de mais ou menos 4 pontos.