Título: Pesquisa aponta liderança folgada de Obama
Autor: Power, Stephen ; Chazan, Guy
Fonte: Valor Econômico, 12/05/2011, Internacional, p. A13

Reuters

O presidente dos EUA, Barack Obama, desfruta no momento boa vantagem em relação aos potenciais rivais republicanos na eleição de 2012 para a Casa Branca. Pesquisa Reuters/Ipsos divulgada ontem também aponta que 45% dos americanos acreditam que Obama será reeleito - alta de dez pontos percentuais na comparação com uma enquete de novembro.

Em relação aos dois principais aspirantes republicanos, o presidente democrata aparece com 51% das intenções de voto. O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee tem 39% e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, 38%. Ontem, Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados, lançou-se como candidato à chapa republicana.

Apesar do bom desempenho de Obama, o campo republicano mantém as esperanças devido a pelo menos três fatores. Primeiro, a atual popularidade do presidente reflete o entusiasmo com o assassinato de Osama bin Laden. Segundo, o eleitorado ainda não está convencido da capacidade de Obama para conduzir a economia do país. Por fim, como observa Julia Clark, do instituto Ipsos, deve haver um aumento do apoio ao Partido Republicano à medida que a população passar a ouvir mais sobre os adversários de Obama.

De acordo com a pesquisa, a aprovação ao desempenho geral do presidente está em 49%. A atuação na economia, a questão que provavelmente terá maior peso na disputa eleitoral, é o ponto fraco de Obama. Somente 34% dos americanos concordam com a maneira como o presidente comanda a economia - esta é a menor taxa apurada pelo Ipsos nesse quesito desde a posse de Obama, em 2009.