Título: Aeronave remodelada
Autor: Taffner, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 13/08/2010, Cidades, p. 34

O F100-NG chega com a promessa de competir com a brasileira Embraer e a canadense Bombardier, empresas que dominam o mercado de aeronaves de 80 a 110 assentos. O avião substitui o antigo Fokker 100, mas promete ser superior e mais barato do que o antecessor e seus concorrentes. O projeto prevê a produção de um modelo mais leve, econômico e silencioso, além de ser menos poluente (veja o quadro). O custo de manutenção e de venda é estimado para ser 15% mais barato.

O Fokker 100 parou de ser produzido em 1996, mas ainda voa no mundo inteiro. No Brasil, é utilizado pela Ocean Air e pela Avianca. O modelo traz más lembranças aos brasileiros devido a um grande acidente aéreo em 1996, em São Paulo, com a morte de 99 passageiros.

A aeronave caiu em um bairro residencial próximo ao Aeroporto de Congonhas.

A empresa remodelou o avião e previu novos itens de segurança.

Para a manete do reverso, que serve para inverter a pressão da turbina e fazer a aeronave frear e que ficou famosa em outro acidente na capital paulista envolvendo um modelo Airbus, foi desenvolvido um sistema a fim de detectar qualquer tipo de problema e acionar automaticamente o equipamento.

Representantes da Next Generation estarão no fim de agosto em Brasília para dar prosseguimento às negociações e conhecer o projeto do GDF. O Distrito Federal é considerado um ponto estratégico pela empresa. Um dos maiores mercados são os Estados Unidos, que, somados aos outros países da América, representam um alto potencial de expansão.

O Centro-Oeste oferece perfeitas condições climáticas, geográficas e econômicas para a produção das aeronaves, acredita o governador Rogério Rosso. (RT)