Título: Dilma e presidente do PT discutem estratégia partidária em 2012
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 20/05/2011, Política, p. A10

De Brasília

A presidente Dilma Rousseff e o presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), almoçaram ontem no Palácio da Alvorada. Foi o primeiro encontro formal entre os dois após a eleição de Rui Falcão para dirigir o PT até 2013 - eles conversaram por telefone no dia que Falcão foi eleito. Durante o encontro, que contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e do ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, Dilma e Falcão conversaram longamente sobre as eleições municipais de 2012.

Falcão mostrou à presidente o calendário de reuniões plenárias que terá com a base do PT nos diversos Estados. Ele destacou a importância de o partido buscar alianças com os partidos que integram a coalizão federal, para que isso não prejudique, após as disputas municipais de 2012, as votações e os projetos que o governo Dilma encaminhará ao Congresso Nacional.

Dilma acompanhou a exposição e pediu para ser informada de todas as negociações que o PT realizar com os aliados. Ficou acertado ainda que ela e Falcão terão reuniões periódicas para discutir os planos do partido.

O encontro de ontem serviu para aproximar o partido da presidente, uma relação que havia se tornado distante durante a licença médica do ex-presidente José Eduardo Dutra (SE) - ele acabou renunciando ao comando partidário para tratar-se de uma depressão.

Tanto Dilma quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preferiam que o presidente do PT fosse o senador Humberto Costa (PE), líder do bloco de apoio ao governo no Senado. Mas a tendência Construindo um Novo Brasil (CNB) - antigo Campo Majoritário - fez prevalecer a maioria no Diretório e elegeu Falcão, por entender que ele representaria com mais força os interesses do grupo.