Título: Curtas
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 03/06/2011, Política, p. A12

Zé Dirceu

Acompanhando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva numa viagem a Cuba, o ex-ministro José Dirceu disse ontem que o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, continua firme no cargo. Dirceu disse ainda que Lula mantém seu apoio à permanência de Palocci.

Sem retratação

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de retratação feito por Jader Barbalho (PMDB-PA) na decisão do plenário que aplicou a Lei da Ficha Limpa no seu caso. Em outubro do ano passado, a maioria dos ministros do Supremo entenderam que Barbalho estaria inelegível com base na lei. Posteriormente, o plenário entendeu que as previsões de inelegibilidade nela contidas não poderiam ser aplicadas para as eleições de 2010, sendo válidas apenas a partir das eleições de 2012. Com isso, Barbalho recorreu ao ministro Joaquim Barbosa para que, em decisão monocrática, o relator se retratasse. Para Barbosa, o pedido não tem amparo legal. Segundo ele, o juízo de retratação pode ocorrer nos casos sobrestados (que aguardam julgamento) quando o mérito do recurso extraordinário já tiver sido julgado.

Alta hospitalar

O senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), 46, recebeu ontem alta hospitalar. Segundo boletim médico do hospital Albert Einstein, em São Paulo, ele está em ótimas condições clínicas. Na noite de 12 de maio, Lobão Filho sofreu um acidente de carro no Maranhão. Ele fraturou um fêmur, um braço, sete costelas e teve lesões no joelho. Após duas cirurgias no hospital UDI, no Maranhão, foi transferido para São Paulo, onde passou por duas cirurgias, uma na bacia e outra na perna esquerda. Em São Paulo, ele cuidará de sua recuperação, prevista para ocupar pelo menos os próximos seis meses. Lobão Filho foi alçado ao Senado após seu pai, Edison Lobão, assumir a Pasta de Minas e Energia. O segundo-suplente do ministro é o Heber Waldo Silva Costa (PP-MA), conhecido como Pastor Bel.