Título: Nas famílias tradicionais
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 15/08/2010, Brasil, p. 12

Outro dado inesperado do estudo da médica legista Helenna Carvalho é que metade das crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica está inserida em famílias nucleadas, ou seja, formadas por pai, mãe e filhos que convivem na mesma casa. Vice-presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ariel de Castro surpreendeu-se com a informação e levantou dados ainda mais preocupantes. Essa constatação é muito importante porque demonstra que existe uma conivência, uma omissão ou um objetivo comum de ambos os genitores. Pois quando você tem uma pessoa violenta dentro de casa, o outro a controla. Mas não parece ser isso o que vem ocorrendo, lamenta Ariel.

Helenna Carvalho, autora do estudo, também estranhou o dado. A literatura sobre o tema sempre afirmou que a violência ocorre mais frequentemente em famílias sem figuras do pai ou da mãe, as chamadas monoparentais. Ou então nas famílias reconstituídas, em que a mãe se separa e se casa com outro parceiro. Encontramos, no entanto, outra informação, explica Hellena. Ela destaca que é preciso uma pesquisa mais aprofundada para entender as causas disso. Em última análise, o dado reafirma o que já se sabe. Não há classe econômica, nível de escolaridade, renda, nada que coloque uma família livre da violência doméstica. Os casos que ocorrem nos lares menos favorecidos são mais percebidos, é verdade. Mas o problema está presente também nas classes média e alta, diz. (RM)

Conclusões do estudo

Veja o perfil predominante de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica levantado pela pesquisa da USP. Os números se referem à amostra de 343 casos.

Faixa etária

10 a 14 anos - 39,1%

Tipo de violência

Violência física - 172 casos Violência sexual - 167 casos Múltiplas violências - 167 casos

O agressor

Pais e padrastos abusam sexualmente de filhas e enteadas na mesma proporção. Confira as estatísticas.

Agressor de abuso sexual

Pai - 30% Padrasto - 32%

Por sexo

Há uma pequena diferença entre os sexos quando a violência é física. Na violação sexual, as meninas são as mais abusadas.

Vítimas (violência física)

Homens - 45% Mulheres - 55%

Vítimas (violência sexual)

Homem - 18% Mulher - 82%