Título: Eldorado do varejo
Autor: Pires, Luciano
Fonte: Correio Braziliense, 15/08/2010, Economia, p. 14

Teresina De olho no crescente poder aquisitivo do Piauí, as principais redes supermercadistas têm planos de expansão no estado. O Walmart, por exemplo, investiu R$ 65 milhões na construção de duas novas lojas. Uma delas será da bandeira Hiper Bompreço e a outra, da Maxxi Atacado. As unidades deverão ficar prontas até 2011. O Carrefour também tem planos de expansão na capital e começou as obras para a inauguração de uma nova unidade até o fim do ano. A loja vai gerar 350 empregos diretos, e os indiretos podem chegar a 900.

Já a mais nova loja do Extra, inaugurada na capital piauiense no último 22 de julho, opera com vendas acima das expectativas e está sempre lotada de consumidores. Graças ao empreendimento, as colegas Manoela Gleda, 24 anos, Maria da Conceição, 19, e Shara Shlitz, 20, conquistaram emprego formal após meses de procura. As três estudaram até o ensino médio. Com o aumento da renda, Maria, filha de costureira, vai usar parte do salário de fiscal de caixa para custear a faculdade em administração. Mesmo depois de formada, quero continuar aqui, avisa.

O diretor das operações da bandeira no Nordeste, Luís Carlos Araújo, calcula que a rede emprega cerca de 9 mil trabalhadores na região e garante que novos investimentos estão a caminho. Atualmente, o Nordeste representa 10% de participação no faturamento. Nosso objetivo é elevar esse percentual para 15% até 2012, conta. (GHB)