Título: ONU prevê crescimento global de 3,3% este ano
Autor: Padoan, Pier Carlo
Fonte: Valor Econômico, 26/05/2011, Especial, p. A14

Associated Press

As economias emergentes da Ásia e América Latina - especialmente de China, Índia e Brasil - continuam sendo os motores da recuperação econômica global, de acordo com relatório divulgado ontem pelas Nações Unidas.

A revisão de meio de ano do relatório "Situação e Perspectivas da Economia Mundial" afirma que a previsão atual para o produto bruto mundial é de 3,3% em 2011 e de 3,6% em 2012.

No entanto, o documento adverte que a recuperação permanece frágil, destacando que o terremoto, o tsunami e a posterior crise nuclear no Japão abalaram os mercados globais. Protestos no mundo árabe provocaram a alta do petróleo e os preços globais dos alimentos também dispararam.

Segundo o relatório, as economias dos países desenvolvidos estão sendo freadas devido à decisão de muitos governos de adotar medidas de austeridade em resposta a preocupações quanto ao volume das dívidas públicas - isso estaria enfraquecendo a capacidade de crescimento no curto prazo. Para a ONU, há uma série de riscos ameaçando a economia global, entre os quais "o ainda pairante risco de um colapso do dólar americano."