Título: Os candidatos a Enéas de 2010
Autor: Souto, Isabella
Fonte: Correio Braziliense, 16/08/2010, Política, p. 4

Filiados a partidos pequenos e desconhecidos da maioria dos brasileiros, seis candidatos a presidente da República têm um adversário a mais nestas eleições: o relógio. Com minguados segundos na propaganda eleitoral de televisão, eles terão que correr contra o tempo para conseguir passar todo o recado ao eleitorado.

Tem de tudo nas estratégias imaginadas pelas campanhas: discurso sucinto e rápido, abuso de jingles e vinhetas, poucas imagens para não desviar a atenção do telespectador e a divisão dos programas por temas.

Nesse grupo, o candidato do PSol, Plínio de Arruda Sampaio, pode se intitular como o mais sortudo: são quase seis segundos a mais em relação a seus concorrentes diretos. O minuto que terá em cada programa será dividido em 30 segundos de vinheta com imagens da campanha e 30 segundos para seu discurso. A ideia é mostrar a luta do PSol contra a desigualdade social. Não dá para explicar muita coisa, mas também não precisa ser como o Enéas, brincou, referindo-se ao ex-deputado federal Enéas Carneiro (PR-SP) e seu famoso bordão meu nome é Enéas, usado na propaganda de sua candidatura a presidente da República.

Com menos tempo do que Sampaio, José Maria Eymael (PSDC) dividiu o programa em três partes: 20 segundos para apresentar o tema do dia, 20 segundos para o candidato passar o endereço do site na internet e o restante do tempo com o jingle criado há 25 anos, quando disputou mandato de prefeito, e que este ano ganhou novos ritmos: o telespectador poderá cantarolar o Ei, ei, Eymael na versão tradicional e também axé, sertanejo e milonga gaúcha.

Indignado com o pouco tempo de exposição na mídia el o candidato resolveu criar a TV Eymael, que pode ser acessada a qualquer momento no site www.eymael27.com.br. Vamos usar o tempo na televisão como porta de entrada para a internet e as redes de comunicação, afirmou Eymael, que está no Twitter, no Facebook e no Orkut.

Criatividade Com menos de um minuto na televisão, o socialista José Maria de Almeida (PSTU) garante que vai apelar para a criatividade. Cada programa vai tratar de um tema.

Acreditamos que será possível passar uma mensagem que esclareça a população sobre as nossas propostas, disse. Os pouco mais de 13 segundos para cada uma das 19 inserções a que o PSTU tem direito propagandas divulgadas ao longo da programação das emissoras serão agrupados para aumentar o minguado tempo.

Outro que vai usar a mesma estratégia em relação às inserções é Ivan Pinheiro (PCB), que disputa o comando do país pela primeira vez. Meu programa não vai ter quantidade, mas qualidade, avisou.

Os programas deste ano do PCB terão 7 segundos de vinheta e gravações nas quais o candidato vai apresentar suas propostas com uma música instrumental em volume mais baixo para o som não competir com a sua voz. Em quatro dos 20 programas serão convidados para prestar depoimentos um intelectual, um jovem e um sindicalista filiados ao partido, além do candidato a vice-presidente, Edmilson Silva Costa (PCB).

Edson Dorta, candidato a vice na chapa do PCO encabeçada por Rui Pimenta também fará participações no programa do partido. Para economizar segundos, os programas serão temáticos e, em alguns deles, o tempo será dividido na apresentação de propostas e denúncias ligadas ao tema. Serão mostradas ainda imagens ou fotografias referentes ao assunto do dia acompanhadas de uma locução de estúdio. Os programas são quase uma formalidade.

A verdade é que os candidatos nessa situação (pouco tempo de televisão) estão excluídos de fato, reclamou Rui Pimenta. Nos 13 segundos de inserção, o candidato nem será mostrado: haverá apenas uma locução e imagens. O candidato Levy Fidelix (PRTB) não foi localizado pela reportagem.